Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Cotados para o STF, Dino, Messias e Dantas posam para foto no plenário

Ministro Flávio Dino, AGU Jorge Messias e Bruno Dantas, presidente do TCU, são nomes ventilados para assumir vaga de Rosa Weber no STF

28/09/2023 17:36, atualizado 28/09/2023 18:00
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
imagem colorida ministros e AGU - metrópoles

No Supremo Tribunal Federal (STF) para a solenidade de posse do ministro Luís Roberto Barroso como presidente da Corte, os ministros Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU) e o  advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, conversaram longamente e posaram para fotos no Plenário do STF.

Os três nomes são ventilados como possibilidades para assumir a vaga da ministra Rosa Weber, que deixa a Presidência do STF nesta quinta e se aposenta de forma compulsória. No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não indicou quem deve assumir a vaga, e declarou que “não tem pressa” para escolher um nome.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Mesmo com uma cirurgia no quadril marcada para esta sexta-feira (29/9), o presidente Lula participa da cerimônia, utilizando máscara por recomendação médica. Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também estão no evento.

Veja o vídeo:

Posse no STF

O ministro Luís Roberto Barroso tomou posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta quinta-feira (28/9), em solenidade no Plenário da Corte. Edson Fachin assumirá a vice-Presidência. A cerimônia começou às 16h21 e conta com 1,2 mil convidados.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
Maria Bethânia, um dos grandes nomes da MPB, foi responsável por cantar o Hino Nacional no início da sessão e recebeu muitos aplausos após a apresentação.

A nova gestão do STF terá duração de dois anos. Barroso assume a presidência no lugar da ministra Rosa Weber, que se aposenta de forma compulsória. Ela completa 75 anos em 2 de outubro, mas passa o cargo para Barroso nesta quinta.

Natural de Vassouras (RJ), Luís Roberto Barroso completou 10 anos de STF em junho 2023, após assumir a vaga do ministro aposentado Ayres Britto. Clique aqui para assistir à cerimônia.