metropoles.com

CNJ faz inspeção em gabinetes de 8 magistrados suspeitos de corrupção

São oito desembargadores e uma juíza do Rio; segundo portaria, o grupo é acusado de venda de sentenças, principalmente no ramo de transporte

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ PEC-RJ
Fachada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
1 de 1 Fachada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro - Foto: Reprodução/ PEC-RJ

Rio de Janeiro – Três juízes comandados pelo desembargador Carlos Vieira Von Adamek, do Tribunal de Justiça de São Paulo, fazem inspeção em nove gabinetes – oito de desembargadores e um de uma juíza suspeitos de corrupção, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – nesta segunda-feira (23/8).

A determinação é da corregedora nacional de Justiça, a ministra Maria Thereza de Assis Moura. Um dos gabinetes alvos é do desembargador Mário Guimarães Neto. Ele foi afastado, em julho, por mais um ano do Tribunal de Justiça em decisão da ministra Maria Isabel Gallotti, do Superior Tribunal de Justiça.

Neto é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de ter recebido R$ 6 milhões para beneficiar empresários de ônibus em sentenças judiciais. Ele consta em delação premiada de Lélis Teixeira, ex-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), e teria dado decisões favoráveis aos empresários de ônibus em mais de 40 processos.

A defesa do desembargador nega as acusações. Outro empresário de ônibus, José Carlos Lavouras revelou em delação premiada que gastou R$ 11 milhões em propinas pagas a magistrados. Pela portaria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as inspeções ocorrem nesta segunda-feira (23/8) e na terça-feira (24/8).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?