metropoles.com

Corpo de Dom Cláudio Hummes é velado na Catedral da Sé, em São Paulo

Ritos fúnebres de Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, prosseguem até quarta-feira (6/7)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Diocese de Santo André
Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, morre aos 87 anos. Ele é branco, tem olhos claros e cabelo liso e grisalho. Usa roupa religiosa e olha para a câmera - Metrópoles
1 de 1 Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, morre aos 87 anos. Ele é branco, tem olhos claros e cabelo liso e grisalho. Usa roupa religiosa e olha para a câmera - Metrópoles - Foto: Reprodução/Diocese de Santo André

O corpo do cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, é velado na Catedral Metropolitana de São Paulo, a Catedral da Sé, na região central da capital paulista. O religioso morreu na manhã de segunda (4/7) em São Paulo, aos 87 anos, em decorrência de um câncer no pulmão.

A Arquidiocese de São Paulo informa que os ritos fúnebres prosseguem até quarta-feira (6/7), na Catedral da Sé, quando haverá a missa de encomendação, às 10h, seguida de sepultamento, na Cripta da Catedral da Sé.

Dom Cláudio entrou para a vida religiosa na Ordem Franciscana dos Frades Menores, e recebeu ordenação sacerdotal em 1958 e a ordenação episcopal em 1975. Muito ligado ao papa Francisco, Hummes foi quem ajudou a escolher o nome do pontífice.

O papa relatou que Hummes estava ao seu lado, no Conclave, no momento da escolha. “Quando a coisa ficou mais ‘perigosa’, ele me confortava; quando os votos chegaram a dois terços, ocasião em que há o aplauso habitual porque o papa é eleito, ele me abraçou, me beijou e disse: ‘Não se esqueça dos pobres’”, descreveu Francisco em entrevista à imprensa, em 2013.

Trajetória

Nascido em 8 de agosto de 1934, em Montenegro (RS), dedicou-se à vida na Igreja desde os 17 anos de idade. Foi bispo diocesano de Santo André (SP), e arcebispo de Fortaleza e de São Paulo. Dom Cláudio tinha doutorado em filosofia, com especialização em ecumenismo no Bossey Institute em Genebra; atuou como professor, teólogo, reitor e bispo.

Hummes ocupou a função de presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém-criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). O clérigo também dedicou-se à causa da população em situação de vulnerabilidade, como operários malpagos e vítimas das mudanças climáticas.

Em 2019, no Sínodo da Amazônia, em Roma, Dom Cláudio defendeu a demarcação de terras indígenas.

“Nós sabemos que, para os indígenas, isso é fundamental. Também as reservas geograficamente delimitadas são importantíssimas para a preservação da Amazônia”, declarou em coletiva de imprensa na época.

Ritos fúnebres:

Terça-feira (5/7)

Missas às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h.

Quarta-feira (6/7)
Missas às 6h, 8h, e 10h, seguidas do sepultamento.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?