metropoles.com

Coronavírus: Saúde e CNJ autorizam enterros sem atestado de óbito

Portaria nesse sentido alega questões de biossegurança e manutenção da saúde pública e deverá ser publicada nesta quarta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus em território brasileiro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Saúde assinaram, nesta terça-feira (31/03), uma portaria conjunta que autoriza o sepultamento ou cremação de vítimas da Covid-19 sem a necessidade de atestado de óbito.

Assinado pelo presidente do CNJ, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), e pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o documento, que deverá ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (01/04), justifica a ausência do atestado pela urgência em “providenciar o sepultamento em razão dos cuidados de biossegurança, a manutenção da saúde pública e respeito ao legítimo direito dos familiares do obituado providenciarem a inumação [enterro]”.

A portaria estabelece, ainda, que, em caso de pessoa não identificada, “devem os serviços de saúde, na medida das suas possibilidades, anotar na declaração a estatura ou medida do corpo, cor da pele, sinais aparentes, idade presumida e  vestuário. O objetivo é que tais dados possibilitem a identificação futura da vítima.

Além disso, as autoridades de saúde deverão providenciar, também se possível, fotografia da face e impressão datiloscópica do polegar da vítima.

Essas informações deverão ser anexadas à declaração de óbito e arquivados no estabelecimento de saúde, juntamente com o prontuário e cópia de eventuais documentos.

Causa mortis

E por conta da rapidez da escalada do coronavírus, outro trecho da portaria determina que, no caso de morte por doença respiratória suspeita para Covid-19, não confirmada por exames ao tempo do óbito, deverá ser observada na declaração de óbito a descrição da causa mortis como “provável para Covid-19” ou “suspeito para Covid-19”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?