Coronavírus: Igreja São José é fechada pela 1ª vez em 120 anos

Nesta data, comemora-se o dia do santo padroeiro da paróquia e as tradicionais celebrações são transmitidas pelas redes sociais

atualizado 19/03/2020 15:29

Pela primeira vez em 120 anos, a histórica igreja São José, no centro de Belo Horizonte (MG), fechou as portas, nesta quinta-feira (19/03). A medida foi recomendada pelo governo de Minas Gerais, para evitar a transmissão do coronavírus. Nesta data, comemora-se o dia do santo padroeiro da paróquia e as tradicionais celebrações do dia são transmitidas pelas redes sociais e pela TV local.

As informações são do jornal O Tempo. A data costuma lotar a igreja de fiéis, com média de 50 mil devotos a cada ano.

Outra tradição do dia de São José é a distribuição de saquinhos com moedas e uma oração ao santo. Porém, para conter os casos de Covid-19, não haverá a entrega dentro do local, sendo permitida a troca fora da igreja por fiéis que quiserem disponibilizar.

Tradição

A tradição dos saquinhos de são José, presente desde a inauguração da igreja, também mudou para combater o coronavírus.

Segundo Ilma Pires, coordenadora da Pastoral da Acolhida, a troca dos saquinhos era realizada dentro do templo e foi passada para uma tenda do lado de fora.

“Uns reclamam que a igreja tá fechada, outros entendem o porquê. Mas graças a Deus está tudo tranquilo até agora”, contou.

No Brasil, já são mais de 400 infectados pelo coronavírus. Somente nesta semana, 7 mortes já foram confirmadas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Últimas notícias