metropoles.com

Contra recomendação do governo, bispo anuncia missas presenciais em SP

Dom Pedro Carlos Cipollini autorizou 363 igrejas na região metropolitana paulista a abrirem as portas

atualizado

Compartilhar notícia

Apesar das recomendações do governador João Doria, de São Paulo, o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, da Arquidiocese de Santo André, autorizou que 363 igrejas na região metropolitana paulista abram as portas e voltem a realizar missas presenciais a partir de 13 de junho. A informação é do site G1.

Os municípios da região ainda cumprem medidas de restrição contra a pandemia do coronavírus.

As missas poderão ser retomadas nas paróquias de sete cidades do ABC desde que cumpridas as normas de distanciamento determinadas, como a lotação máxima de 30% dos templos, o uso de máscaras de proteção a todos os fiéis e a proibição de dizer “Amém” após a eucaristia.

Fases

De acordo com o plano, na fase 1 – vermelha, chamada de “fase de contaminação” e, portanto, a mais crítica, os municípios têm liberação apenas de serviços essenciais, de construção civil e atividades da indústria. A volta das atividades presenciais em templos e igreja poderá se dar só quando o município atingir a fase verde ou azul do plano.

Um decreto do governo estadual de 19 de março recomendou que igrejas e templos não realizassem missas, cultos e celebrações. No dia 20 de março, o Tribunal de Justiça de São Paulo também atendeu a um pedido do Ministério Público (MP) e proibiu a realização de missas e cultos no estado, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil.

0

Compartilhar notícia