Consulta pública sobre vacinação infantil teve 24 mil contribuições

Nesta terça (4/1), Ministério da Saúde realiza audiência pública sobre o tema. O resultado da consulta será divulgado no dia 5

atualizado 03/01/2022 19:32

vacina covid-19Getty Images

O Ministério da Saúde encerrou, neste domingo (2/1), a consulta pública para a inclusão de crianças de 5 a 11 anos na campanha nacional de imunização contra a Covid-19. No total, foram 24 mil contribuições. Na terça-feira (4/1), o órgão usará os dados em audiência pública sobre o tema. O resultado da consulta com recomendações será divulgado em 5 de janeiro.

A comunidade médico-científica defende a inclusão do grupo na campanha de imunização. No Brasil, a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em 15 de dezembro a ampliação do uso do imunizante Comirnaty da Pfizer para aplicação em crianças de 5 a 11 anos.

Em 16 de dezembro, a agência enviou ofício ao Ministério da Saúde recomendando ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) a inclusão da vacina, ressaltando que cabe ao Ministério da Saúde do Brasil a decisão quanto à conveniência e oportunidade para a adoção de tal medida.

Chegada das vacinas

Mesmo antes do resultado da consulta pública, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou nesta segunda-feira (3/1), minutos antes de embarcar em viagem à Bahia, sobre a chegada de doses no Brasil. “Na segunda quinzena de janeiro, as vacinas começam a chegar e serão distribuídas, como nós temos distribuído”, destacou.

Os imunizantes para crianças entre 5 e 11 anos começarão a chegar ao Brasil em 10 de janeiro, e a aplicação será iniciada na segunda quinzena.

Segundo a equipe técnica da Anvisa, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa.

A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. Para os maiores de 12 anos, o imunizante, que será aplicado em doses de 0,3 mL, terá tampa de cor roxa.

Mais lidas
Últimas notícias