Conselho de Ética da Câmara analisa processos contra nove deputados

Representações incluem deputados do PT, PL e Psol. Alegam quebra de decoro parlamentar e incompatibilidade com o funcionamento da Casa

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Mateus Salomão/Metrópoles
glauber braga conselho de ética - Metrópoles
1 de 1 glauber braga conselho de ética - Metrópoles - Foto: Mateus Salomão/Metrópoles

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados vota, nesta terça-feira (22/11), a abertura de processos disciplinares contra nove deputados federais. As representações vão de ofensas pessoais a tumultos em sessões da Casa, e incluem parlamentares do PT e do PL.

Veja a lista e o motivo do pedido de abertura de processo disciplinar:

  • Gilvan da Federal (PL-ES): tem duas representações. Uma delas é referente a “manifestações gravemente ofensivas e difamatórias” contra a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. A outra é por desejar a morte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
  • André Janones (Avante-MG): acumula três representações. A primeira é do embate contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Outra é por uma discussão no X (antigo Twitter), onde Janones acusa o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) de ser um assassino. A última se trata de supostas denúncias de rachadinha em seu gabinete, feitas por um ex-assessor.
  • Kim Kataguiri (União Brasil-SP): ação apresentada pelo Psol se refere a uma discussão entre Kim e a deputada federal Célia Xakriabá, quando ele disse que a indígena faz “cosplay”;
  • Lindbergh Farias (PT-RJ): uma das representações desmente a suposta acusação que o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) teria feito ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A mais recente é refente ao episódio em que o petista chamou Gayer de “canalha”.
  • Éder Mauro (PL-PA): acusado de agredir o bancário Bruno Silva, que havia se posicionado politicamente contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A denúncia menciona atitude de intimidação e emprego de força física.
  • Guilherme Boulos (Psol-SP): o atual ministro, que está licenciado do mandato de deputado, é alvo de uma representação movida pelo PL. O partido alega que Boulos teria dirigido ofensas a Gustavo Gayer e Gilvan da Federal durante discussões no plenário, utilizando termos que, na visão da sigla, extrapolaram o debate político aceitável.
  • José Medeiros (PL-MT): a peça protocolada pelo Psolsustenta que Medeiros atacou o deputado Ivan Valente (Psol-SP) em publicações nas redes sociais, recorrendo a insultos pessoais e atribuindo ao colega ações que ele não teria cometido.
  • Sargento Fahur (PSD-PR): O parlamentar é alvo de uma representação por causa de um episódio envolvendo o deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ). Durante um discurso, Fahur afirmou que, se houvesse um filme em que Vieira fosse agredido, ele gostaria de “interpretar o policial que bate”.
  • Célia Xakriabá (Psol-MG): a ação movida pelo PL contra Célia está ligada ao tumulto ocorrido na votação do projeto de licenciamento ambiental. De acordo com a representação, a deputada teria usado uma caneta para atingir Kim Kataguiri e, no meio da confusão, acabou acertando Sargento Fahur de maneira não intencional.
Conselho de Ética da Câmara analisa processos contra nove deputados - destaque galeria
3 imagens
Kim Kataguiri é um dos líderes do MBL
Deputado Gilvan da Federal (PL-ES) no Conselho de Ética da Câmara
Lindbergh Farias
1 de 3

Lindbergh Farias

Reprodução / Metrópoles
Kim Kataguiri é um dos líderes do MBL
2 de 3

Kim Kataguiri é um dos líderes do MBL

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Deputado Gilvan da Federal (PL-ES) no Conselho de Ética da Câmara
3 de 3

Deputado Gilvan da Federal (PL-ES) no Conselho de Ética da Câmara

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Na sessão desta terça, o Conselho de Ética volta a analisar a representação do Psol contra o deputado Kim Kataguiri (União-SP). A legenda afirma que a deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) sofreu violência política de gênero e raça pelo parlamentar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?