metropoles.com

Congresso derruba veto de Lula a toxicológico para CNH de carro e moto

Lula havia vetado regra que obrigava teste para quem busca habilitação nas categorias A e B, mas parlamentarem retomaram trecho

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova
Fim à obrigatoriedade de um mínimo de aulas em autoescolas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação CNH Metrópoles
1 de 1 Fim à obrigatoriedade de um mínimo de aulas em autoescolas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação CNH Metrópoles - Foto: Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova

O Congresso Nacional derrubou nesta quinta-feira (4/12) um veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à exigência de exame toxicológico para quem busca habilitação nas categorias A (motocicletas) e B (carros de passeio). Na prática, portanto, o teste será obrigatório para esses motoristas.

A votação para retomar a obrigatoriedade do exame foi expressiva: 417 votos na Câmara e 72 no Senado.

A regra está inserida na lei que criou a CNH Social, sancionada em maio deste ano. O texto autorizou o uso de recursos arrecadados com multas de trânsito para financiar a formação de motoristas de baixa renda.

A lei foi de autoria do Executivo, mas, enquanto estava em análise no Congresso, recebeu a regra sobre o exame toxicológico. Ao vetar a regra, o presidente justificou que a medida “contraria o interesse público, pois resultaria em aumento de custos para a sociedade e poderia incentivar a condução de veículos por pessoas não habilitadas, o que comprometeria a segurança viária”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?