metropoles.com

Confronto entre facções do RJ amedronta moradores do Morro dos Macacos

A favela do Morro dos Macacos, na zona norte do Rio, enfrenta há 10 dias uma disputa por território entre traficantes de facções rivais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Morro dos Macacos, no Rio de Janeiro
1 de 1 Morro dos Macacos, no Rio de Janeiro - Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – No dia 11 de maio, uma quarta-feira, integrantes da facção Comando Vermelho iniciaram uma ofensiva para tomar o controle do tráfico no Morro dos Macacos, favela situada no bairro de Vila Isabel, na zona norte carioca. O local está sob o domínio do Terceiro Comando Puro (TCP), outro grupo criminoso do Rio de Janeiro.

Rio demoliu 213 imóveis da milícia e do tráfico em menos de 5 meses

Desde então, teve início um confronto armado entre as duas facções que se tornou um pesadelo para os moradores da comunidade.

4 imagens
Salão improvisado onde a cabeleireira atende suas clientes no Morro dos Macacos
Espaço onde a professora dá reforço escolar em casa, na comunidade
Morro dos Macacos, em Vila Isabel
1 de 4

A Polícia Militar reforçou o patrulhamento na comunidade

Reprodução/ PM
2 de 4

Salão improvisado onde a cabeleireira atende suas clientes no Morro dos Macacos

Reprodução/ Arquivo Pessoal
3 de 4

Espaço onde a professora dá reforço escolar em casa, na comunidade

Reprodução/ Arquivo Pessoal
4 de 4

Morro dos Macacos, em Vila Isabel

Reprodução

“Todos temos medo dessa guerra. Não é fácil voltar pra casa e saber que, a qualquer momento, você pode ser atingido por uma bala perdida. Ninguém sabe quando os tiros vão começar ou acabar”, diz a professora, de 57 anos, moradora do Morro dos Macacos, em relato ao Metrópoles. Por questão de segurança, ela pediu para não ser identificada, assim como outros entrevistados desta reportagem.

A troca de tiros entre as facções criminosas já causou a morte de um morador: o catador Eduardo da Cruz Guimarães.

No último domingo (15), a educadora estava na casa de sua irmã, que também mora no Morro dos Macacos, quando teve início o tiroteio.

“Fiquei muito tempo ali com minha irmã, sem poder voltar para a minha casa. Me senti desolada, com medo. Tiram da gente o direito de ir e vir”, acrescentou a professora.

Escolas fechadas

Em decorrência dos confrontos recentes, nove escolas da região já tiveram as aulas suspensas. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, na última quinta-feira (19/5), sete unidades voltaram a ter aula e duas continuaram fechadas.

“Essa guerra afetou muito a minha vida. Meus filhos estão sem ir para escola desde a semana passada. Com eles em casa, eu não consigo trabalhar direito”, diz uma moradora, mãe de duas crianças, de 3 e 8 anos, que trabalha como cabeleireira.

Já o auxiliar de serviços gerais, de 28 anos, conta que a guerra fez com que ele ficasse horas esperando para voltar para casa. Alguns amigos não tiveram a mesma oportunidade e dormiram na rua:

“Na semana passada, eu precisei ficar esperando umas duas horas, até o tiroteio parar e conseguir subir. Já no sábado (14/5), rolou uma troca de tiros muito forte, das 21h até mais ou menos meia-noite. Uns amigos meus ficaram com medo de subir e dormiram na praça, até às 6 da manhã. Tentar subir é perigoso. Não se sabe quem você vai encontrar pelo meio do caminho”, disse o morador ao Metrópoles.

Ele definiu a angústia da rotina na comunidade nos últimos dias. “O tiroteio é bem perto da minha casa. São armas de alto calibre. Meu maior medo é a bala perdida. Quando começa, falo logo para meu filho (de 4 anos) e minha mulher se jogarem no chão.”

Alto calibre

No início da semana, a Polícia Militar do Rio informou que reforçou o policiamento na região do Morro dos Macacos em decorrência da disputa por território entre os grupos criminosos. 

Na sexta-feira (20/05), equipes da UPP Morro dos Macacos prenderam dois suspeitos de envolvimento nos confrontos armados. Na ação, segundo a PM, foram apreendidos um fuzil, uma pistola 9 milímetros, um rádio transmissor e um colete balístico.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?