metropoles.com

Concurso Unificado: 11,8% de servidores estão prestes a se aposentar

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publica dados sobre funcionalismo para justificar Concurso Nacional Unificado

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles;
Imagem aérea da Esplanada dos Ministérios concurso
1 de 1 Imagem aérea da Esplanada dos Ministérios concurso - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles;

O Diário Oficial da União desta quinta-feira (5/10) elenca uma série de informações e dados sobre o Concurso Nacional Unificado (CNU), que deve começar a funcionar a partir do ano que vem para selecionar servidores públicos. E define a iniciativa como “modelo de realização conjunta para recrutamento e seleção para o provimento de cargos públicos no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional”.

De acordo com a publicação, os objetivos do CNU são os seguintes:

  • promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos;
  • padronizar procedimentos na aplicação das provas;
  • aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e
  • zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção das pessoas candidatas em todas as fases e etapas do certame.

Confira aqui a publicação completa.

Em um diagnóstico feito pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a pasta aponta um aumento de demanda para preenchimento de cargos no serviço público federa. E cita dados do Painel Estatístico de Pessoal, de julho de 2023, afirmando que 16% do total de servidores federais têm acima de 60 anos, enquanto a média de idade dos servidores com vínculo ativo é de 47 anos.

“Além disso, 11,8% dos servidores se encontram em situação de ‘abono de permanência’, ou seja, há um grande quantitativo de pessoas próximas a deixar os quadros de trabalho da administração pública federal nos próximos anos, evidenciando a demanda pela reposição dos quadros funcionais da administração”, diz o diagnóstico.

Concurso para suprir saída de servidores

De acordo com um estudo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), citado no texto do ministério, nos últimos 30 anos, a proporção de servidores públicos para cada 100 mil habitantes caiu de 170 para 78.

“O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos entende que para garantir o funcionamento adequado do aparato estatal requer uma maior institucionalização e estabilidade na realização de concursos públicos. As entradas de servidores devem ocorrer de forma mais previsível e contínua, evitando a paralisia de serviços públicos essenciais”, considera a pasta.

Por isso, o CNU viria, segundo o ministério, para “recuperar a capacidade institucional ao autorizar o provimento de um quantitativo significativo de vagas, cerca de 8 mil, dessas 6.640 aderiram ao certame unificado”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?