metropoles.com

Comissão do Senado aprova crédito de US$ 40 milhões para Maceió

Risco de colapso em Maceió, Alagoas, ocorre devido à acomadação de minas subterrâneas de sal-gema da petroquímica Braskem

atualizado

Compartilhar notícia

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Comissão Assuntos Econômicos do Senado
1 de 1 Comissão Assuntos Econômicos do Senado - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (5/12), o envio de US$ 40 milhões em crédito externo, com garantia da União, para o município de Maceió, em Alagoas.

A cidade enfrenta risco de colapso há uma semana, com risco de afundamento do solo em algumas regiões. O incidente ocorre devido à acomadação de minas subterrâneas de sal-gema da petroquímica Braskem.

O pedido de aprovação do crédito foi enviado ao Congresso pelo governo federal nessa segunda-feira (4/12). O recurso será destinado a uma operação entre Maceió e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

No Senado, a relatoria do pedido de recurso foi feita pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), que divulgou parecer favorável à aprovação do crédito. Agora, a matéria precisa ser analisada pelo plenário da Casa.

Colapso em Maceió

Nos últimos sete dias, o Brasil tem acompanhado o drama do risco iminente de que ocorra um afundamento no solo de parte da cidade de Maceió devido à acomodação de minas subterrâneas de sal-gema da petroquímica Braskem.

Uma dessas minas, a de número 18, despertou o alerta máximo para a possibilidade de um colapso no dia 29 de novembro e, desde então, a administração alagoana está vigilante sobre a possibilidade de uma tragédia na capital.

A sensação de urgência arrefeceu um pouco no domingo (3/12), com notícias sobre a redução na velocidade de afundamento da mina e relativa estabilização do terreno. Após afundar a velocidades que chegaram a vários centímetros por hora, a mina 18 terminou o fim de semana cedendo 0,3 cm por hora, com acumulado de 1,70 m.

Ainda assim, a situação não está resolvida, e a Defesa Civil de Maceió mantém alerta em nível máximo e pede que ninguém se aproxime da região da mina. Centenas de moradores tiveram de ser retirados às pressas de áreas de risco na última semana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?