Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Comissão do Congresso aprova MP sobre licença ambiental especial

Medida Provisória ainda deve ser analisada no plenário da Câmara e do Senado até 15 de dezembro para não perder validade

02/12/2025 16:34
Compartilhar notícia
Ignacio Palacios/Getty Images
Imagem do alto mostrando a amazônia. Metrópoles

A comissão mista que analisa a Medida Provisória (MP) n° 1.308 de 2025 aprovou, nesta terça-feira (2/12), o relatório do deputado Zé Victor (PL-MG). O texto regulamenta o Licença Ambiental Especial (LAE), destinada a empreendimentos classificados como estratégicos.

A medida estabelece o prazo máximo de um ano para a emissão da licença, com o objetivo de dar celeridade a etapas regulares de processos. Setores de mineração, remoção ou realocação de terras indígenas e territórios quilombolas e áreas declaradas contaminadas não poderão aderir.

Dragagens de manutenção em hidrovias, por exemplo, estão dispensadas do licenciamento. O relator estabeleceu, no entanto, que dragagens em instalações portuárias devem ter uma licença especial para serem dispensados do processo.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A medida ainda deve ser analisada no plenário da Câmara e do Senado. Precisa ser analisada até 15 de dezembro, caso contrário, perde a validade.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), defende a flexibilização para agilizar a exploração de petróleo na Foz do Rio Amazonas.

Especialistas consideram que a legislação aprovada pelo Congresso representa uma fragilização do controle de proteção ambiental. A gestão federal adiou a discussão dos vetos sucessivamente, em decorrência da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30).