metropoles.com

Com viagem de Temer, Cármen Lúcia assume a Presidência da República

A ministra do STF acompanhou o embarque na Base Aérea de Brasília, onde o presidente transmitiu o cargo a ela

atualizado

Compartilhar notícia

Marcos Corrêa/PR
Temer e Carmen
1 de 1 Temer e Carmen - Foto: Marcos Corrêa/PR

Pela segunda vez na história do Brasil, uma mulher presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) assume, de forma interina, a Presidência da República. Cármen Lúcia passa a ocupar posto nesta sexta-feira (13/4), com a viagem de Michel Temer (MDB) para Lima, no Peru, onde ele participará da 8ª Cúpula das Américas. A ministra foi à Base Aérea de Brasília acompanhar o embarque. O presidente transmitiu o cargo a ela.

A primeira a assumir o cargo foi a ex-ministra do STF Ellen Gracie, em maio de 2006, quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou à Argentina acompanhado das três autoridades que, na época, estavam em sua linha sucessória: o vice-presidente José Alencar; os então presidentes da Câmara, Aldo Rebelo (SD-SP), e do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL).

Considerando que desde a posse de Temer, após o impeachment de Dilma Rousseff, o Brasil não tem vice, caberia ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumir o cargo. Mas tanto Maia quanto o titular do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE) se tornariam inelegíveis para as próximas eleições caso assumissem. Diante disso, eles optaram por sair do país até o retorno de Temer. Maia viaja para o Panamá e Eunício para o Japão.

Ainda não está definido se Cármen Lúcia cumprirá a agenda no cargo de presidente da República despachando do STF ou do Planalto. Estão previstas reuniões com a advogada-geral da União, Grace Mendonça, às 13h; com o ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, às 13h30; com o presidente da Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas, José Hélio Fernandes, às 15h; e com o governador de Rondônia, Daniel Pereira, às 15h30.

Às 16h, Cármen Lúcia receberá a antropóloga Débora Diniz, com quem tratará de alguns projetos em tramitação no Congresso. Às 18h, vai se reunir com o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Jayme de Oliveira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?