metropoles.com

Com Pochmann no IBGE, Ivone Silva vira presidente do Instituto Lula

Marcio Pochmann deixou o comando da entidade para assumir a presidência do IBGE. Ivone será a primeira mulher a presidir o instituto

atualizado

Compartilhar notícia

Elineudo Meira/Instituto Lula
01_08_2023_09_21_55
1 de 1 01_08_2023_09_21_55 - Foto: Elineudo Meira/Instituto Lula

Com a saída do economista Marcio Pochmann, que vai assumir a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Lula tem uma nova comandante: a ex-presidente do Sindicato dos Bancários, Ivone Silva. Ela será a primeira mulher a dirigir o instituto ligado ao presidente Lula (PT).

Formada em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA em finanças, controladoria e auditoria pela Fundação Getúlio Vargas, Ivone começou a carreira como funcionária do Itaú-Unibanco em 1989, e se tornou diretora do sindicato em 1997.

Esteve à frente da secretaria-geral da entidade de 2014 a 2017, auxiliando na coordenação das Campanhas Nacionais Unificadas.

0

“É um orgulho ser a primeira mulher presidenta do Instituto, fui a segunda mulher a presidir o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e agora eu fico muito feliz de ser a primeira mulher negra a presidir o Instituto Lula. Isso é muito representativo. É dizer para todo mundo: Olha, a mulher negra pode estar em qualquer espaço que ela quiser”, completou.

Diretoria

A nova diretoria é formada por Wellington Messias Damasceno, Tarcisio Secoli, Ana Flávia Marques e Paulo Okamotto.

Paulo Okamotto permanece na diretoria da entidade. Ele também preside a Fundação Perseu Abramo, do PT.

Instituto Lula

O Instituto Lula nasceu no término do segundo mandato de Lula. A manutenção da entidade é feita por doações de empresas e pessoas que se identificam com seus objetivos.

Desde 2018 até a eleição de Lula em 2022, o instituto estava focado na campanha em defesa da liberdade do petista da prisão e da tentativa de livrá-lo das condenações da Lava Jato.

Com a eleição de Lula para um terceiro mandato no Planalto, o instituto tem o intuito criar novas frentes de atuação, além de retomar a função de cuidar do acervo presidencial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?