Com janela partidária, Câmara terá 3 semanas de sessões remotas
Para as eleições gerais de 2026, a janela partidária começa nesta quinta-feira (5/3) e vai até 3 de abril
atualizado
Compartilhar notícia

As próximas três semanas de votações na Câmara dos Deputados serão realizadas de forma remota. No período, os parlamentares poderão votar pelo aplicativo Infoleg.
A alteração no formato ocorre por conta da janela partidária, período em que os parlamentares podem trocar de partido sem perder o mandato por infidelidade partidária.
Para as eleições gerais de 2026, a janela partidária começa em 5 de março e vai até 3 de abril de 2026.
Fora desse prazo, a mudança de legenda pode levar à perda da cadeira, pois o mandato é considerado pertencente ao partido pelo qual o político foi eleito.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a janela corre nos 30 dias que antecedem o prazo de filiação partidária exigido para disputar as eleições.
A partir desta quinta-feira (5/3), os deputados federais e estaduais já podem trocar de partido sem correr o risco de perder o mandato.
Como mostrou o Metrópoles, dirigentes partidários e parlamentares avaliam que a abertura da janela marca, na prática, o início da disputa eleitoral, consolidando palanques regionais e ajudando a pavimentar as candidaturas de outubro.
Dirigentes partidários afirmam que as movimentações ajudam a estruturar alianças para as disputas pelos governos estaduais e pela Presidência da República. Na avaliação dessas lideranças, as mudanças de legenda também fortalecem as bancadas no momento que antecede o início oficial da campanha eleitoral, previsto para agosto.

