Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

CNH: alunos poderão buscar instrutores por localização em app

Instrutores agora têm uma credencial para identificação; aluno poderá buscar instrutores e autoescola por geolocalização

06/05/2026 17:00, atualizado 06/05/2026 17:02
Compartilhar notícia
Deivid Souza
Imagem colorida da tela aplicativo CNH do Brasil

O ministro dos Transportes, George Santoro, anunciou nesta quarta-feira (6/5) novas funcionalidades no aplicativo da CNH Digital. A plataforma agora permite que alunos encontrem instrutores habilitados e autoescolas, com filtros por geolocalização, CEP ou endereço.

O recurso foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Após a aprovação no exame teórico, o usuário poderá decidir com quem fará as aulas práticas, podendo filtrar opções por região e falar diretamente com o profissional ou empresa.

O sistema também permite o envio de documentos e a validação automática dos requisitos exigidos. Além disso, o curso teórico já está disponível desde o lançamento da plataforma, em dezembro de 2025. Instrutores, sejam autônomos ou vinculados a autoescolas, podem se cadastrar diretamente pelo aplicativo.

Outra novidade é a credencial digital do instrutor, que funciona como um documento oficial para comprovar que o profissional está habilitado. Aqueles já registrados nos sistemas dos Detran terão um prazo para autorizar o uso de seus dados na plataforma, garantindo que os alunos acessem informações atualizadas.

Desde o lançamento do programa, cerca de 5,4 milhões de pessoas iniciaram o processo para obter a primeira habilitação pelo sistema, enquanto aproximadamente 211 mil instrutores de direção se inscreveram no curso de formação.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters