Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Cientistas detectam pela 1ª vez uma estrela "engolindo" planeta

As gigantes vermelhas são conhecidas por devorar planetas próximos, mas nunca o momento foi registrado por cientistas

SoCientífica04/05/2023 15:16
Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Compartilhar notícia
K. Miller and R. Hurt/Caltech/IPAC
Imagem mostra simulação de um planeta sendo engolido por uma estrela, decteado por cientistas - Metrópoles

Pela primeira vez, cientistas foram capazes de simular a cena em que uma estrela “engole” um planeta. Acontece que as gigantes vermelhas são conhecidas por devorar planetas próximos, mas nunca o momento foi registrado.

Os pesquisadores foram capazes de detectar uma explosão de uma gigante vermelha na constelação de Aquila, a 12 mil anos-luz de distância. Essa explosão fez com que a estrela ficasse mil mais brilhante em apenas 100 dias antes de desaparecer, indicando um possível “jantar” planetário.

Leia a matéria completa no portal SóCientífica, parceiro do Metrópoles.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters