metropoles.com

No Senado, empresas apresentam benefícios do 5G para o Brasil

Huawei, Nokia, Qualcomm, Telebras/Visiona, Ericsson e Samsung trouxeram aplicações práticas da nova tecnologia

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
5g_senado
1 de 1 5g_senado - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Senado Federal recebe, a partir desta quarta-feira (5/5), feira voltada para divulgação e promoção dos benefícios da internet 5G no Brasil. O objetivo da mostra é apresentar ao público as aplicações práticas da modalidade no dia a dia dos mais diferentes setores da sociedade. Mais cedo, o espaço foi inaugurado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ao lado do presidente da Câmara, Arthur Lira, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e do ministro das Comunicações, Fábio Faria.

A feira conta com a participação de seis empresas: Huawei, Nokia, Qualcomm, Telebras/Visiona, Ericsson e Samsung. Todas trabalham com a comercialização do serviço de tecnologia 5G. Os estandes mostram aplicações que vão desde download de um filme no celular até a realização de uma cirurgia de alto risco de maneira remota.

Para o encontro, a Nokia trouxe um exemplo de aplicação prática da rede de alta velocidade e baixa latência na telemedicina. O 5G permitirá aos sistemas de saúde novos serviços, como cirurgias mediadas por profissionais de saúde de maneira virtual, além do acompanhamento e gerenciamento, em tempo real, de unidades de terapia intensiva (UTI).

A chinesa Huawei, por sua vez, mostra aos visitantes os benefícios da utilização da rede 5G na pecuária. A empresa promete que a implementação da tecnologia no setor permitirá a criação de uma pecuária digital, onde câmeras de processamento de imagem monitoram o gado, sendo possível, assim a detecção e combate, de maneira célere, a qualquer anomalia na criação bovina. A companhia fala que as tecnologias aliadas ao sistema rápido de internet significariam um ganho financeiro de R$ 20 mil por dia.

0

A Ericsson apresenta os ganhos da utilização da tecnologia no sistema de segurança pública. Segundo a empresa sueca, o 5G aliado a uma câmera que grava 360º acoplada a um colar permitirá que centros de operações acompanhem ações policiais em pontos distintos do país e até mesmo do globo — tudo com o menor tempo de retorno possível.

A Samsung traz uma aplicação mais próxima da realidade dos brasileiros. A empresa compara, de maneira prática, a diferença gritante na velocidade de downloads de filmes comparando as redes de telefonia 4G com 5G.

Economia de horas e recursos

Ao Metrópoles, o vice-presidente de relações governamentais da fabricante de chips Qualcomm, Francisco Soares, defendeu que a aplicação da modalidade trará benefícios imediatos à sociedade. “São inúmeros. O 5G se diferencia do 4G pela baixa latência, ou seja, dados enviados em uma velocidade de entrega muito rápida e com uma confiabilidade muito grande. Estamos falando da transmissão mais rápida que há”, explicou.

O representante da empresa explicou que a nova rede de internet também será grande aliada da indústria. “Economia de horas e de recursos. Poderemos educar máquinas para fazerem coisas com perfeição, verdadeiras máquinas inteligentes”, enfatizou.

O diretor de relações institucionais da TIM, Leandro Guerra, ressaltou, porém, que, em um primeiro momento, a tecnologia pode sair por um preço acima do que o consumidor está acostumado a pagar. “A gente não tem ainda hoje os serviços e, por isso, pode começar mais caro. Caberá ao mercado ditar regras”, disse.

No entanto, reforçou que, com a rápida adesão da população à novidade, a tendência é de que o valor caia. “O 5G é mais que uma tendência, ele vai acontecer e vai mudar a nossa vida em vários aspectos, vai aumentar a qualidade no acesso da internet no Brasil, com mais velocidade e resiliência”.

Compartilhar notícia