metropoles.com

Ministro pede explicações do Inpe sobre relatório de desmatamento

Ministro diz compartilhar da mesma “estranheza expressa” por Jair Bolsonaro sobre relatório apontando piora no quesito

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Assinatura Solene Decreto posse de Armas. Brasília(DF), 15/01/2
1 de 1 Assinatura Solene Decreto posse de Armas. Brasília(DF), 15/01/2 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, publicou nota, na manhã desta segunda-feira (22/07/2019), apoiando as contestações do presidente Jair Bolsonaro (PSL) a respeito da alta no desmatamento. Pontes solicitou um relatório técnico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) – órgão ligado ao governo e responsável pela coleta dessas dados – explicando os resultados sobre o desmatamento na Amazônia.

Segundo Pontes, ele compartilha da “estranheza expressa” por Bolsonaro “quanto à variação percentual dos últimos resultados na série histórica”. Segundo o ministro, a contestação de resultados “são elementos normais e saudáveis” ao desenvolvimento da ciência.

Seguindo esse pensamento, o Ministério da Ciência e Tecnologia, solicitou ao Inpe um relatório técnico completo contendo os resultados da séria histórica dos últimos 24 meses, além de informações detalhadas sobre os dados brutos, a metodologia aplicada e quaisquer alterações significativas desses fatores no período.

A pasta garante que o relatório será analisado junto aos técnicos do Inpe e do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Resposta
Mais cedo, o presidente do Inpe, Ricardo Galvão, respondeu aos questionamentos de Bolsonaro, para quem os dados sobre desmatamento da Amazônia são incorretos, exagerados e prejudicam a imagem do país. “Pode haver consequências para mim, ser demitido. Mas para o instituto não pode haver”, disse à Folha.

Pontes defendeu Bolsonaro e retrucou. “Embora entenda o contexto do fator emocional, discordo do meio e da forma utilizada pelo diretor, visto que não corresponderam ao tratamento esperado na relação profissional, especialmente com o Chefe do Executivo do país”, disse, na nota.

Em consequência, o Diretor do Inpe foi convidado pelo ministério para prestar esclarecimentos e orientações. A partir dessa reunião, explica a pasta, serão definidos novos passos.

“Portanto, o tratamento das questões relativas aos dados de desmatamento e as declarações do diretor do Inpe está em curso, não havendo no momento mais nada a acrescentar sobre o assunto. Havendo desdobramentos significativos em qualquer das questões, eles serão divulgados oportunamente”, finaliza Pontes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?