metropoles.com

Asteroide “potencialmente perigoso” passa “perto” da Terra nesta segunda

Segundo o relatório da gência espacial dos EUA, até setembro de 2044 a rocha espacial 2020 QL2 se aproximará da Terra e da Lua mais 10 vezes

atualizado

Compartilhar notícia

asteroide
1 de 1 asteroide - Foto: null

Considerado como “potencialmente perigoso” pela Nasa, o asteroide 2020 QL2, uma rocha espacial, vai passar perto da Terra nesta segunda (14/9).

A denominação da ameaça se dá por causa de seu tamanho e proximidade com a Terra. O tamanho do asteroide pode ser algo entre 53 metros (174 pés) e 120 metros, do tamanho de um campo de futebol.

Porém, de acordo com a agência espacial, quase não há chances de a rocha atingir o planeta, pois, se continuar a seguir seu caminho atual, o asteroide passará a uma distância cerca de dez vezes a que separa a Lua e a Terra.

O asteroide deverá voar a uma velocidade de quase 38.620 km/h (24.000 mph) e chegar a uma distância de 6,8 milhões de quilômetros (4,2 milhões de milhas). Atualmente, ele está viajando a 10,5 quilômetros por segundo (6,52 milhas por segundo).

Outra aparição

Segundo um relatório da Express UK, o asteroide foi visto pela primeira vez em agosto deste ano e, mais recentemente, no início de setembro.

O asteroide QL2 pertencente ao grupo de cometas que cruzam a Terra com período inferior a 200 anos e com semieixos maiores maiores que o da Terra. Isso o torna uma das rochas potencialmente maiores na lista de Objetos Próximos à Terra (NEO) da agência espacial.

O relatório da Nasa também informa que, até setembro de 2044, o asteroide 2020 QL2 vai se aproximar da Terra e da Lua mais 10 vezes. A previsão da próxima passagem será no dia 11 de maio do próximo ano.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?