Aplicativo de celular promete aumentar a felicidade no trabalho

A ferramenta cria um laço entre colegas e chefes e tem o objetivo de deixar o ambiente corporativo mais agradável

atualizado 14/09/2018 19:10

iStock

O ambiente de trabalho pode ser um local de muito estresse, mas também é capaz de unir profissionais e até formar laços de amizade. Embora não haja fórmula secreta para transformar a área em um verdadeiro campo de felicidade, aplicativos podem fornecer motivação e até tranquilidade na hora de trabalhar.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, um profissional motivado pode ser 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e realizar 37% mais vendas (levando em consideração ambientes comerciais). Para pôr em prática os dados desse estudo, um aplicativo em especial garante deixar trabalhadores “felizes”.

0

Por meio da ferramenta Felizz, a equipe de uma empresa pode se relacionar de forma direta. O aplicativo oferece funcionalidades para que o gestor conheça todos os seus empregados, receba feedback e responda questões profissionais.

Além disso, o app cria uma “corrente do bem”, no qual o empregador pode comentar assuntos de dentro e de fora da empresa, parabenizar colegas, motivá-los e ter toda a liberdade de expressão. Tudo isso porque, conforme pesquisa do próprio Felizz, uma das queixas mais comuns no meio corporativo é a falta de comunicação entre os líderes e seus times. O caso representa 27% das reclamações.

Segundo Gustavo Calheiros, fundador da ferramenta, “o portal faz as pessoas se envolverem mais e facilita pedidos pontuais dos funcionários para questões profissionais”. “A interação pode ser anônima, mas nenhuma mensagem fica sem resposta”, garante o desenvolvedor.

Mas funciona mesmo?
Usando o aplicativo há dois meses, Fernanda Castro Braga, 34, garante que sua relação com colegas de trabalho melhorou significativamente. De acordo com a assistente contábil, após a chegada da ferramenta no local de trabalho, “um colaborador começou a elogiar o outro, e nosso gestor está nos conhecendo muito mais”.

“Agora conseguimos expor nossas ideias, de forma identificada ou anônima, mas o importante é que eu tenho colocado coisas no app que não tinha coragem de dizer para meu gestor, mas agora consigo”, declara Fernanda, que mora em São Paulo.

O criador da ferramenta, Gustavo Calheiros, afirma que o uso dela é de grande valia para diretores empresariais. “Isso ajuda a revelar positivamente cada integrante de sua equipe e o que fazer para que tenha um time mais unido e positivo”, diz o fundador. Ele também esclarece que o app “foi desenhado para atender qualquer empresa a partir de 20 colaboradores até milhares”.

Divulgação
Fundador do Felizz, Gustavo Calheiros explica que o app é simples e promete levar felicidade ao ambiente de trabalho

Além do virtual

Para a psicóloga e coach Regina Silva, o estresse é um dos motivos que levam uma equipe a ter de usar uma ferramenta digital para se comunicar entre si. Porém, ela ressalta: “Falar e buscar soluções já diminui as sensações e os sentimentos negativos provocados pelo estresse”.

Além disso, Regina, que é idealizadora do Gyraser (espaço de atendimento e treinamento de pessoas que visa o autoconhecimento por meio de cursos e workshops), enfatiza a relação entre os trabalhadores: “Independente de ser uma relação de chefe e empregados, antes de tudo, é uma relação entre pessoas, com valores e evidências diferentes”.

“A base [do relacionamento] é o respeito, a admiração e a confiança”, emenda a psicóloga, concluindo: “O chefe deve estar preparado para lidar com sua própria frustração e a de seu subordinado, sem levar para o lado pessoal, mesmo quando a solução encontrada não seja a esperada”.

Outros apps para turbinar sua mente no meio corporativo

Trello: ideal para equipes e serve para os funcionários anotarem tarefas em andamento, deadlines e discutir acerca de cada projeto em andamento. Com a disponibilidade de dividir abas para destacar cada ideia, o app pode ser acessado por todo o grupo e tem a interface muito simples de se usar.

0

RescueTime: para quem acha que está precisando se desligar de distrações, essa ferramenta é uma das mais indicadas. Ela calcula quanto tempo o usuário gasta na internet e em abas sem relação com suas atividades profissionais. Seus usuários podem bloquear determinados sites com configurações e alertas a fim de manter a produtividade no trabalho. Vale ressaltar, no entanto, que o app não dispõe do idioma português.

0

Últimas notícias