metropoles.com

Chuvas na Bahia: número de mortos pelas enchentes sobe para 25

A 25ª vítima é um homem de 45 anos. Mais de 91,8 mil pessoas encontram-se desabrigadas ou desalojadas

atualizado

Compartilhar notícia

Isac Nóbrega/PR
enchentes no Estado da Bahia--10
1 de 1 enchentes no Estado da Bahia--10 - Foto: Isac Nóbrega/PR

Subiu para 25 o número de mortos em decorrência das fortes chuvas que assolam o sul da Bahia nos últimos dias. Em balanço divulgado nesta quinta-feira (30/12), a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) informou que mais de 91,8 mil pessoas encontram-se desabrigadas ou desalojadas.

A 25ª vítima é um homem de 45 anos. Ele morreu após se afogar no distrito do Rio do Braço, na zona rural de Ilhéus.

Mais cedo, o governador do estado, Rui Costa (PT), afirmou, por meio de seu perfil no Twitter, que aceitará qualquer auxílio externo ao país mesmo sem permissão das autoridades diplomáticas brasileiras. O governo federal recursou ajuda humanitária oferecida pela Argentina para auxiliar as vítimas da tragédia.

Na postagem, Costa afirmou que “a Bahia aceitará diretamente, sem precisar passar pela diplomacia brasileira, qualquer tipo de ajuda”. Ele ainda afirmou que, devido aos estragos provocados pelas chuvas, “qualquer ajuda neste momento” é bem-vinda.

Veja a publicação:

Nessa quarta-feira (29/12), o governo federal recusou ajuda humanitária da  Argentina para auxiliar as vítimas na Bahia. O país vizinho havia oferecido apoio psicossocial e envio de profissionais especializados em saneamento para a região.

A recusa foi oficializada pelo Ministério das Relações Exteriores ao consulado da Argentina no Brasil. Para dispensar a ajuda, o Executivo local disse contar com “todos os recursos financeiros e de pessoal necessários” para contornar a crise.

“Na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão dos Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos”, afirmou o Itamaraty na manifestação.

Nesta quinta-feira (30/12), o presidente Jair Bolsonaro (PL) se pronunciou sobre o caso e afirmou que o governo brasileiro avaliou que a ajuda argentina não seria necessária naquele momento, mas poderá ser acionada oportunamente, em caso de agravamento das condições. Ele disse ainda que o governo está aberto à ajuda e doações internacionais.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?