metropoles.com

Chuvas: MP vai apurar eventual responsabilidade de gestores locais

Defesa Civil já confirmou 44 mortes, 49 desaparecidos e 2.496 desalojados e desabrigados após fortes chuvas no litoral de São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Daniela Andrade/PMSS
Estragos causados pela chuva em São Sebastião no litoral de São Paulo
1 de 1 Estragos causados pela chuva em São Sebastião no litoral de São Paulo - Foto: Daniela Andrade/PMSS

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) vai apurar eventuais responsabilidades de gestores locais que possam ter contribuído com o estrago causado pelas chuvas intensas no litoral norte do estado. Até o momento, a tragédia já resultou em 44 mortes e mais de 2,4 mil desalojados e desabrigados.

Os promotores de Justiça das comarcas afetadas têm trabalhado com as autoridades locais para acelerar as medidas de socorro às vítimas. “Esta Procuradoria-Geral de Justiça fará publicar Aviso orientando os membros da instituição a reverterem os recursos obtidos por intermédio dos Acordos de Não Persecução Penal para os fundos de solidariedade destinados a este tipo de despesa”, explicou a instituição em nota.

“Vale ainda ressaltar que será apurada eventual responsabilidade dos gestores locais na potencialização dos efeitos das precipitações pluviométricas, mediante a falta de iniciativas na remoção de moradores de áreas de risco”, finaliza o pronunciamento do MPSP.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou que 54 cidades atingidas por desastres vão receber R$ 33,7 milhões para ações da Defesa Civil.

Mais cedo, a Defesa Civil Nacional reconheceu estado de calamidade pública nos seis municípios mais atingidos pelas chuvas. Nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) visitaram São Sebastião (SP), uma das regiões mais atingidas.

Segundo a pasta, os recursos serão repassados a 10 estados. São eles: São Paulo, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pará, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?