metropoles.com

São Sebastião, em SP, decreta estado de calamidade; veja vídeos

Chuvas provocaram alagamentos e quedas de barreiras. O acesso à cidade está bloqueado em vários pontos e o carnaval foi cancelado

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
imagem colorida chuvas sao sebastião litoral sao pauo
1 de 1 imagem colorida chuvas sao sebastião litoral sao pauo - Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Sebastião (SP), no litoral norte de São Paulo, decretou estado de calamidade pública por causa das chuvas constantes que atingem a região desde o início da madrugada deste domingo (19/2). Toda a programação do carnaval do município foi cancelada. De acordo com o prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB), há pessoas desabrigadas, embora o número não tenha sido divulgado.

A cidade tem diversos pontos de alagamentos e desabamentos. Duas casas caíram no bairro Topolândia e há outras moradias em situação de risco. O acesso à cidade está bloqueado em alguns pontos devido à queda de barreiras. Há registros de pelo menos oito locais de deslizamentos entre as regiões central e sul de São Sebastião.

Entre as regiões mais atingidas estão Cambury, Sahy, Boiçucanga, Juquehy e Barra do Una, na região sul. Escolas foram abertas para abrigar pessoas, e as equipes do Fundo Social de Solidariedade estão recebendo doações de materiais de limpeza e água potável.

De acordo com o prefeito, os volumes de chuva registrados pelos pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) foram excepcionais e recordes para a cidade.

Na Barra do Una, Juquehy, Cambury e Boiçucanga, o nível foi superior a 400 milímetros só na madrugada deste domingo, em um período de quatro horas. Há estações em que os volumes ultrapassaram 600 milímetros em 24 horas.

Ilhabela

As fortes chuvas levaram o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) a decretar estado de atenção na região sul de Ilhabela, nas imediações de São Sebastião. Ali, as chuvas atingiram nível de 336 milímetros nas últimas horas.

A prefeitura informou que o abastecimento de água foi interrompido na cidade e a programação de carnaval na tarde deste domingo (19/2), cancelada.

Compartilhar notícia