metropoles.com

Chuvas em Pernambuco: mais de 7 mil pessoas precisaram sair de casa

Pelo menos duas pessoas desapareceram nesta segunda-feira (4/7); 29 cidades foram afetadas, das quais 15 declararam calamidade pública

atualizado

Compartilhar notícia

Marinha do Brasil/Reprodução
resgate e ajuda vítimas chuva pernambuco marinha
1 de 1 resgate e ajuda vítimas chuva pernambuco marinha - Foto: Marinha do Brasil/Reprodução

Aumentou para 7.073 o número de pessoas que tiveram que deixar suas casas por conta das fortes chuvas que atingem Pernambuco desde o último fim de semana. Até esta segunda-feira (4/7), 29 cidades da região do Agreste e da Mata Sul do estado foram afetadas, entre as quais 15 decretaram situação de emergência por causa dos temporais, conforme o governo do estado.

No início desta semana, pelo menos duas pessoas desapareceram, uma na cidade de Catende e outra em Jaqueira. Ao todo, 1.085 pessoas ficaram desabrigadas e outras 5.988, desalojadas, como contabiliza a Secretaria Executiva de Defesa Civil de Pernambuco, em levantamento atualizado nesta tarde. 

Desabrigados são as pessoas que estão em instalações públicas ou privadas, disponibilizadas para o acolhimento, como escolas municipais. Os desalojados são os que deixaram seus lares para buscar amparo na casa de familiares ou amigos após os desastres.

A recomendação das autoridades de segurança é para que a população não ultrapasse áreas inundadas e alagadas, e mantenha-se em estado de alerta, sobretudo em áreas ribeirinhas e delimitadas como de risco pela Defesa Civil municipal.

0

De acordo com a Defesa Civil de Pernambuco, o auxílio emergencial de R$ 1,5, estendido para 23 municípios da Mata Sul e do Agreste pelo governo do estado, faz parte de um esforço conjunto. Os dados da comunidade afetada pelos desastres ainda é uma estimativa.

Estradas interrompidas

As fortes precipitações que caíram no estado afetaram rodovias federais e estaduais, prejudicando o fluxo de veículos nas regiões atingidas. Segundo o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), a PE-060, no Grande Recife, e PE-096, na Mata Sul, passam por serviços de limpeza por causa de acúmulo de água e lama.

Além dos trechos da pista danificados, também foram identificados deslizamentos, desmoronamento de encostas e grandes crateras.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?