Alagoas tem mais de 56 mil pessoas afetadas pelas chuvas; 6 morreram

Ao todo, 51 municípios estão em estado de emergência por conta dos temporais que atingem o estado

atualizado 04/07/2022 14:36

Enchente em AlagoasDivulgação/Governo de Alagoas

O número de afetados pelas chuvas em Alagoas chegou a 56 mil, segundo boletim da Defesa Civil divulgado nesta segunda-feira (4/7). Seis mortes foram confirmadas. Além disso, 8.830 pessoas estão desabrigadas e 47.651 desalojadas.

Ao todo, 51 municípios estão em estado de emergência por conta das fortes chuvas que atingem o estado desde o início de junho. A situação de calamidade dispensa aos municípios a obrigação de abrir licitação para compra de materiais e contratação de serviços, com o objetivo de reparar danos causados nas áreas afetadas.

Nesse fim de semana, os temporais voltaram a se intensificar e provocaram o transbordamento de rios e lagoas. Algumas cidades tiveram que suspender o fornecimento de água tratada por conta da quantidade de lama e detritos que invadiram a rede.

Rodovias federais e estaduais estão interditadas por todo o estado devido a deslizamentos e alagamentos. O governador Paulo Dantas (MDB) demandou ajuda federal. “Esperamos que venha ajuda, até porque muitos dos problemas estão em rodovias federais, como a BR-101, com três trechos interditados”, disse ao Metrópoles.

0

Nesta segunda, o governo do estado anunciou que vai fazer um multirão volante, em Maceió, para cadastramento das famílias afetadas para que possam receber o Auxílio-chuva, no valor de R$ 2 mil e cestas básicas. O multirão vai percorrer dez pontos de acolhimento.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias