metropoles.com

Cemitério quilombola é queimado em meio a disputa por terras em TO

A Justiça determinou em setembro a reintegração de posse a comunidade quilombola Rio Preto, localizada em Lagoa do Tocantins

atualizado

Compartilhar notícia

Manoel Junior/Governo do Tocantins
Foto colorida de cemitério dentro da comunidade Rio Preto - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de cemitério dentro da comunidade Rio Preto - Metrópoles - Foto: Manoel Junior/Governo do Tocantins

A Polícia Civil do Tocantins (PCTO) investiga ataques a uma comunidade quilombola em Lagoa dos Tocantins, a 111 km de Palmas, capital do estado. Os criminosos que invadiram a área teriam incendiado um cemitério centenário chamado Campo Sagrado pelos residentes.

A comunidade quilombola Rio Preto tem cerca de 1.200 hectares e abriga 50 famílias. O local é alvo de uma disputa judicial sobre a posse da terra.

Em setembro deste ano, a Justiça atendeu um pedido apresentado pela Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO) e concedeu o direito à reintegração e manutenção de posse do território à comunidade quilombola.

Além da reintegração de posse, a DPE também solicitou que a Polícia Civil e a Polícia Militar de Tocantins realizassem a proteção das famílias quilombolas.

Segundo a DPE, a área quilombola é alvo frequente de conflitos gerados por pessoas que têm o interesse de tomar posse de parte do território, que legalmente pertence à comunidade.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou ao Metrópoles que a denúncia da comunidade não foi confirmada e alegou que “informações levantadas em vistoria realizada na segunda-feira (23/10), o cemitério não foi atingido pelas chamas”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?