Casal é criticado por rosto pintado de preto e peruca em festa no Rio

Caso ocorreu em igreja batista em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Câmara dos Vereadores entrou com notícia-crime no MP

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Casal pinta rostos de preto e usa perucas em festa à fantasia em igreja em Petrópolis (RJ)
1 de 1 Casal pinta rostos de preto e usa perucas em festa à fantasia em igreja em Petrópolis (RJ) - Foto: Reprodução

Circula nas redes sociais a foto de um homem e uma mulher brancos com os rostos pintados com tinta preta e usando perucas “black power” em uma festa à fantasia na Igreja Batista Atitude em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. O evento aconteceu no sábado (23/10) e a “fantasia” gerou reações nas redes sociais.

A imagem foi publicada nas redes sociais do casal, mas, com a repercussão negativa, acabou apagada. A pintura faz alusão ao “blackface”, técnica usada por artistas brancos do século XIX para ridicularizar pessoas negras, com a associação de determinados estereótipos relativos a este grupo étnico.

Casal é criticado por rosto pintado de preto e peruca em festa no Rio - destaque galeria
2 imagens
Casal pinta rostos de preto e usa perucas em festa à fantasia em igreja em Petrópolis (RJ)
Caso ocorreu na Igreja Batista Atitude em Petrópolis (RJ)
1 de 2

Caso ocorreu na Igreja Batista Atitude em Petrópolis (RJ)

Casal pinta rostos de preto e usa perucas em festa à fantasia em igreja em Petrópolis (RJ)
2 de 2

Casal pinta rostos de preto e usa perucas em festa à fantasia em igreja em Petrópolis (RJ)

Reprodução

O caso chegou à Comissão de Educação, Assistência Social e Defesa dos Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Petrópolis, que entrou com uma notícia-crime no Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). A medida foi comunicada pelo vereador Yuri Moura (Psol), presidente da comissão, em uma rede social. Ele classificou a atitude como “racista”.

A ocorrido provocou reações de grupos que defendem os direitos de pessoas negras. O Segmento de Culturas Afro-brasileiras, Quilombolas e de Matrizes africanas de Petrópolis publicou uma nota de repúdio nas redes sociais e cobrou por justiça no caso.

“Infelizmente hoje acordamos com práticas inaceitáveis em nossa cidade de Petrópolis. Um casal resolve se fantasiar, pintando o corpo de tinta preta e colocando uma peruca encrespada, simbolizando a população negra. Importante frisar que o corpo negro não é entretenimento e muito menos uma fantasia para alegrar festas. Práticas como esta são enquadradas no racismo recreativo, uma forma de desumanizar a população negra, utilizando de forma depreciativa tal atitude. Solicitamos que as autoridades locais, tome as medidas cabíveis”, escreveu.


O Metrópoles entrou em contato com a Igreja Batista Atitude em Petrópolis, mas ainda não obteve retorno. O espaço está aberto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações