Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Campinas prevê detenção e multa para festas com mais de 10 pessoas

Cidade tem medidas mais restritivas com 100% dos leitos de UTI ocupados na rede pública e 92%, na rede privada

18/03/2021 09:28
Reprodução
Prefeito de Campinas

Com toque de recolher das 20h às 5h, Campinas aplica medidas mais severas contra o coronavírus a partir desta quinta-feira (18/3) até o próximo dia 30. Atualmente, a cidade tem 100% dos leitos de UTI ocupados na rede pública e 92%, na rede privada.

Além disso, o novo decreto determina que festas de família podem acabar em detenção do dono da casa se ultrapassarem 10 pessoas e aumenta o valor da multa para estabelecimentos que permanecerem abertos.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A medida foi anunciada em meio à crise que sofre o estado de São Paulo. Com ocupações dos leitos de UTI próximas a 100%, os prefeitos pensam em adotar medidas mais rígias, como em Ribeirão Preto, onde multas estão sendo aplicadas a todos que saírem de casa em situação não-emergencial ou não-obrigatória.

Nesta sexta-feira (19/3), o prefeito de Campinas Dário Saadi (Republicanos) se reunirá com os representantes de demais cidades da Região Metropolitana de São Paulo para discutir medidas mais rígidas na região. 

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
Campinas prevê detenção e multa para festas com mais de 10 pessoas - destaque galeria
3 imagens
100% dos leitos públicos e 92% dos privados estão ocupados
Ribeirão Preto também recebeu medidas mais severas, com restrição de circulação de pessoas
Prefeitura anunciou medidas mais rígidas, nesta quarta-feira (17).
1 de 3

Prefeitura anunciou medidas mais rígidas, nesta quarta-feira (17).

Prefeitura de Campinas/Reprodução
100% dos leitos públicos e 92% dos privados estão ocupados
2 de 3

100% dos leitos públicos e 92% dos privados estão ocupados

Divulgação/Prefeitura de Campinas
Ribeirão Preto também recebeu medidas mais severas, com restrição de circulação de pessoas
3 de 3

Ribeirão Preto também recebeu medidas mais severas, com restrição de circulação de pessoas

street view

Por enquanto, em Campinas, o novo decreto ainda permite o funcionamento de supermercados, padarias, lojas de conveniências e drive-thru, com a restrição de horário do toque de recolher. Já os serviços de delivery, farmácias e postos de gasolina poderão funcionar normalmente.

A circulação de pessoas também deve se restringir ao essencial, e a multa para quem aglomerar mais de 10 pessoas em casa é de R$ 3.030,88.

Estabelecimentos que não cumprirem as novas regras estarão sujeitos ao dobro dessa multa. O secretário de Segurança Pública da cidade, Christiano Biggi, também afirmou que o descumprimento das regras pode resultar em detenção de um mês a um ano, como prevê o decreto 268 do Código Penal.