metropoles.com

Campanha de Lula aciona TSE contra data de sabatinas da TV Record

Emissora optou por não realizar sorteio e alocou o petista em uma sexta-feira. Campanha diz que índices de audiência costumam ser menores

atualizado

Compartilhar notícia

TV Band/Reprodução
lula debate band
1 de 1 lula debate band - Foto: TV Band/Reprodução

A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato ao Planalto, enviou uma representação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra TV Record, nessa terça-feira (6/9). Na ação, representantes da coligação argumentam que houve desfavorecimento do candidato por conta da data estabelecida para a realização da sabatina com o petista.

A campanha justifica que a emissora decidiu não adotar o sorteio como regra para escolher a ordem dos candidatos a serem sabatinados entre os dias 23 e 28 de setembro. E que teria “alocado o petista em um dia de menor audiência”.

O canal de televisão estabeleceu como critério a posição dos presidenciáveis nas pesquisas. Lula, que lidera os levantamentos, vai abrir as transmissões em uma sexta-feira. Bolsonaro, por sua vez, será sabatinado em uma segunda-feira.

“Se valendo de argumento próprio, o canal de televisão decidiu começar pelo primeiro colocado nas pesquisas, Lula, depois o segundo, e assim sucessivamente. Acontece que a primeira entrevista foi agendada para ir ao ar numa sexta-feira, dia de menor audiência, enquanto a segunda entrevista está planejada para uma segunda-feira, quando tradicionalmente há uma maior audiência do jornal. Além disso, pela lógica, o último entrevistado terá o privilégio de falar ao eleitorado mais próximo do dia da eleição”, informa a campanha.

Após demonstrar insatisfação com a data das transmissões, representantes do candidato afirmam terem tentado contato com a emissora pedindo a realização de sorteio, contudo, tiveram o pedido negado.

No documento enviado à Justiça Eleitoral, representantes do petista “solicitam que o TSE determine a realização de sorteio prévio e a imposição de multa me caso de descumprimento”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?