metropoles.com

Camilo Santana segue pedido de Lula e é ministro que mais roda o país

Em reunião com os ministros em março, Lula cobrou melhora na comunicação. Titular da Educação realizou 8 viagens nacionais desde então

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Abin PAD Imagem colorida do ministro Camilo Santana no Palácio do Planalto - Metrópoles
1 de 1 Abin PAD Imagem colorida do ministro Camilo Santana no Palácio do Planalto - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro Camilo Santana, da Educação, é, entre os colegas, o que mais viajou pelo Brasil desde uma orientação dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em reunião ministerial em 18 de março. Na ocasião, o chefe do Executivo cobrou pela mobilização do primeiro escalão para dizer à população as políticas públicas implementadas pelo governo.

Lula pediu aos ministros que saíssem da capital federal para conversar com pessoas de todas as regiões do país, especialmente durante o ano de eleições municipais e com a queda a avaliação da gestão petista nas pesquisas de opinião.

Desde a data da reunião, o titular da Educação esteve em oito municípios fora de Brasília. As agendas incluíram destaque para a divulgação do programa Pé-de-Meia, uma poupança para estimular alunos de baixa renda a concluírem o ensino médio e  fazerem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Após a reunião de Lula com os ministros, Camilo esteve nos seguintes locais:

  • 18 a 19 de março: Belo Horizonte (MG);
  • 20 de março: Curitiba (PR);
  • 20 a 22 de março: Belém (PA);
  • 25 a 26 de março: Goiânia (GO);
  • 26 a 27 de março: Manaus (AM);
  • 28 a 29 de março: Juazeiro do Norte (CE);
  • 2 de abril: Rio de Janeiro (RJ);
  • 8 de abril: Fortaleza (CE).

As informações foram levantados pela agência Fiquem Sabendo, especializada no acesso a informações públicas, e analisados pelo Metrópoles. Os dados contemplam viagens feitas entre 1º de janeiro de 2023 e 12 de abril de 2024, e que constam no Portal da Transparência.

A pesquisa notou que o pedido de Lula não surtiu efeito de forma geral, com a maioria dos ministros marcando menos viagens após a reunião.

O esforço de Camilo, no entanto, teve impacto na divulgação do Pé-de-Meia e pode ter ajudado com a popularidade da pasta. Pesquisa do instituto Ipec divulgada na última semana revelou que a educação é a única área do governo Lula com avaliação positiva superior à negativa.

Cerca de 38% dos entrevistados classificou o trabalho do governo na educação como ótimo ou bom, enquanto 31% avaliaram em ruim ou péssimo. A resposta de regular foi dada por 28% das pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com entrevistas realizadas de 4 a 8 de abril.

Viagens acumuladas

Desde o começo do novo governo Lula, Camilo é o terceiro ministro que mais viajou, com 67 compromissos, tanto nacionais quanto internacionais.

O ministro com mais viagens acumuladas é Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, com 82. Ele é seguido pela ministra da Saúde Nísia Trindade, com 73.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?