metropoles.com

Câmara pode instalar CPI de criptomoedas nesta terça (16/5)

Câmara pode instalar CPI das criptomoedas, que deve investigar esquemas de pirâmides financeiras com uso de criptoativos

atualizado

Compartilhar notícia

NurPhoto/ via Getty Images
criptomoeda-bitcoin
1 de 1 criptomoeda-bitcoin - Foto: NurPhoto/ via Getty Images

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, pode ler, nesta terça-feira (16/5), o requerimento de abertura da quinta Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na atual legislatura. O texto trata da investigação de esquemas de pirâmides financeiras com uso de criptomoedas. O pedido de criação do colegiado, que não tem prazo máximo para ser lido, foi apresentado pelo deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).

De acordo com o requerimento apresentado pelo parlamentar carioca, existem mais de 200 empresas suspeitas de operar pirâmides financeiras com criptomoedas no país, sendo a mais notória delas a paraibana Braiscompany, acusada de um golpe superior a R$ 1 bilhão.

O documento assinado por Aureo detalha que a CPI das criptomoedas terá como objetivo principal “investigar indícios de operações fraudulentas sofisticadas na gestão de diversas empresas de serviços financeiros que prometem gerar patrimônio por meio da gestão de criptomoedas. Essas empresas são acusadas de divulgar informações falsas sobre projetos ou serviços, além de fazer promessas de rentabilidade anormalmente alta ou garantida”.

Leia a matéria completa no BPMoney, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?