Câmara convida Queiroga a explicar papel de filho em liberação de verba

O médico Antônio Cristóvão Neto, filho do ministro, é acusado de atuar informalmente na liberação de recursos do Ministério da Saúde

atualizado 28/06/2022 15:13

ministro saude Marcelo Queiroga durante evento TelesaúdeHugo Barreto/Metrópoles

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (28/6), um convite ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para prestar esclarecimentos sobre a atuação de seu filho em eventos do Ministério da Saúde.

O médico Antônio Cristóvão Neto, conhecido como Queiroguinha, é pré-candidato a deputado federal pela Paraíba. Ele é acusado de atuar informalmente na liberação de recursos do Ministério da Saúde e do Fundo Nacional de Saúde. O caso foi revelado pelo jornal O Globo.

Reportagem publicada pelo veículo aponta que o filho do ministro estaria percorrendo municípios do interior da Paraíba com a promessa de liberação de recursos para aquisição aos municípios de aparelhos de raios-x e ambulância, em uma tentativa de angariar apoio pela sua condução à disputa por uma cadeira da Câmara dos Deputados, nas eleições deste ano.

“Ao que se verifica, mesmo não investido em cargo público, o filho do Ministro da Saúde vem exercendo atribuições que legalmente são acometidas a servidores públicos, assumindo papel relevante no Ministério da Saúde, no que diz respeito às escolhas políticas para a destinação de recursos públicos, orientando decisões administrativas e interferindo diretamente na gestão do interesse público”, consta no requerimento, apresentado pelo deputado Bira do Pindaré (PSB – MA).

No documento, o parlamentar comparou a atuação de Queiroguinha ao modus operandi do esquema de corrupção investigado no Ministério da Educação.

“Com modus operandi semelhante ao caso do pastores do MEC, os fatos ora narrados revelam o patrimonialismo ainda presente nas práticas administrativas do governo federal”, pontuou o deputado.

Leia o requerimento na íntegra:

Tramitacao REQ 67 2022 CTASP by Rebeca Borges on Scribd

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias