metropoles.com

Butantan dará início a projeto-piloto que visa testagem em massa em SP

As cidades Batatais e Taquaritinga serão as primeiras a serem contempladas pela iniciativa que visa impedir a alta de casos de Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Crianças e adolescentes são testados para CoViD-19 em ação organizada pelo Governo de Goiás
1 de 1 Crianças e adolescentes são testados para CoViD-19 em ação organizada pelo Governo de Goiás - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

São Paulo – O Instituto Butantan realizará testagem em massa nas cidades de Batatais e Taquaritinga, em São Paulo. A iniciativa faz parte de um projeto-piloto do governo do estado para estudar alternativas para evitar o abre e fecha das cidades paulistas devido ao Coronavírus.

Cada município foi dividido em 11 regiões, que estão sendo chamadas de “clusters”. Esses locais terão 32 casas sorteadas. Elas receberão a visita de agentes de saúde para a realização de testes rápidos. O projeto também disponibilizará exames RT-PCR.

Para fazer parte do estudo, as pessoas precisam se cadastrar na plataforma Tainá/Global Health Monitor, onde responderão diariamente perguntas sobre sintomas, vacinação, hábitos de prevenção e transporte e contato com indivíduos infectados.

As pessoas baixarão um aplicativo nos celulares e, por meio dele, o governo informará o usuário sobre casos de Covid-19 próximos ao seu endereço e vai monitorar a exposição ao vírus em locais em que ele transita. O Butantan atesta que as informações serão anônimas e sigilosas.

Por meio dos dados, o Instituto Butantan visa criar o que chama de “isolamento inteligente”, a fim de evitar alta de casos de Covid-19 e a necessidade de medidas restritivas mais duras nas cidades.

“Essa medida, aliada à vacinação, pode contribuir para que gradativamente os municípios possam manter suas atividades econômicas e, ao mesmo tempo, conter a transmissão do vírus”, afirmou o presidente do Butantan, Dimas Covas, à Folha de S.Paulo.

Compartilhar notícia