metropoles.com

Brumadinho: polícia identifica nova vítima de rompimento de barragem

Após 1.229 dias da tragédia, corpo de vítima foi identificado pela Polícia Civil. Trata-se de Olímpio Gomes Pinto, 56 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Redes sociais/reprodução
Olímpio
1 de 1 Olímpio - Foto: Redes sociais/reprodução

A Polícia Civil de Minas Gerais identificou, nesta terça-feira (7/6), mais uma vítima do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho. Trata-se de Olímpio Gomes Pinto, 56 anos (foto em destaque). Ele era funcionário terceirizado da mineradora e atuava como auxiliar de sondagem.

A informação foi confirmada ao Metrópoles pela Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão (Avabrum).

Em nota, a entidade prestou solidariedade aos familiares da vítima. Segundo a associação, o corpo foi localizado após 1.229 dias de espera.

“Cada enterro, uma lembrança; cada lembrança uma memória; cada memória uma dor. Seguimos firmes e lutando para que todas as joias sejam encontradas e para que todos os familiares tenham o alento do encontro”, defendeu a Avabrum nas redes sociais.

Outras quatro pessoas continuam desaparecidas, mesmo após mais de 3 anos e 4 meses da tragédia, ocorrida em 25 de janeiro de 2019. Até o momento, passam de 270 as mortes causadas pelo rompimento da barragem da mineradora.

Julgamento

A localização do corpo de mais uma vítima ocorre um dia após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitar recurso do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) reconhecendo a competência da Justiça estadual para processar os considerados responsáveis por homicídios resultantes do caso.

A decisão de Fachin restabelece o recebimento da denúncia e os demais atos decisórios até então praticados na ação penal movida pela procuradoria do Estado. O MPMG busca responsabilizar o ex-presidente da Vale e outras 15 pessoas, incluindo diretores da empresa e executivos da alemã Tüv Süd, pelo desastre resultante da falha das barragens.

Trata-se de uma ação penal que denuncia os envolvidos por homicídio qualificado por 270 vezes e por crimes contra a fauna e a flora e de poluição.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?