metropoles.com

Brumadinho: Conselho Federal apoia decisão de abater animais atolados

Justificativa da entidade é que medida tomada pela equipe foi “estritamente técnica, uma vez que os animais já estavam em sofrimento”

atualizado

Compartilhar notícia

WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
TRAGÉDIA/BRUMADINHO/MG
1 de 1 TRAGÉDIA/BRUMADINHO/MG - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) demonstrou apoio aos veterinários da Comissão de Bem-Estar Animal, do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG), que estão acompanhando os trabalhos de resgate de animais em Brumadinho (MG), após o rompimento da barragem da Vale. Nesta terça-feira (29/1), os profissionais decidiram abater um boi e um cavalo que estavam atolados na lama.

De acordo com a entidade, a decisão da equipe envolvida foi “estritamente técnica, uma vez que os animais já estavam debilitados, desidratados e em sofrimento”. Ainda segundo o CFMV, o equino e o bovino “encontravam-se em local sem condições de segurança para serem içados, presos em área que oferecia riscos aos socorristas e sem possibilidade de acesso para intervenção de outra técnica de eutanásia”.

“O CFMV entende que o momento é delicado, requer deliberação profissional complexa, envolve preceitos técnicos e éticos, não sendo uma decisão trivial, mesmo para médicos-veterinários experientes. No entanto, o CFMV reconhece e apoia o trabalho que vem sendo feito pela equipe do CRMV-MG, que segue comprometida com os protocolos e práticas de bem-estar animal”, diz trecho da nota.

Mais cedo, o chefe da Defesa Civil de Minas, coronel Evandro Geraldo Borges, confirmou as execuções. “Estamos, sim, com equipe em campo executando esse trabalho, mas essa decisão só é tomada nos casos em que não há outra opção”, justificou.

Indignação
A iniciativa da Defesa Civil, em conjunto com veterinários, desagradou muitas pessoas que ficaram sabendo das execuções dos animais vítimas da tragédia em Brumadinho. Nas redes sociais, os internautas publicaram textos de indignação com a medida. A ativista da causa animal Luisa Mell se mobilizou ao local com sua equipe para ajudar nas buscas e resgates.

“Animais estão sendo mortos a tiros em Brumadinho. Isso é uma verdadeira barbárie. O Ministério Público precisar mandar parar com isso. Há meios para resgatar os animais. Exijam recursos da Vale para isso. Por favor, repassem essa denuncia!”, disse uma internauta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?