Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Brasil tem 6 milhões de crianças acima do peso, diz Ministério da Saúde

Números forram divulgados nesta terça-feira (10/8), durante lançamento da Campanha Nacional de Prevenção à Obesidade Infantil.

10/08/2021 16:09
Compartilhar notícia
iStock
Brasil tem 6 milhões de crianças acima do peso, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou que o Brasil tinha, em 2020, um total de 6 milhões de crianças com excesso de peso. Os números foram coletados por meio dos atendimentos infantis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e divulgados nesta terça-feira (10/8), durante o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção à Obesidade Infantil.

O evento ocorreu na sede do Ministério da Saúde. Participaram os ministros Marcelo Queiroga (Saúde) e Milton Ribeiro (Educação). O governo também informou que, além das crianças, 11 milhões de adolescentes apresentaram excesso de peso em 2020.

Os números mostram ainda que o sobrepeso atingiu 15% das crianças de até 5 anos de idade no passado. Entre as pessoas de 5 a 9 anos e os adolescentes, a porcentagem de sobrepeso foi de 31%.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters
Brasil tem 6 milhões de crianças acima do peso, diz Ministério da Saúde - destaque galeria
4 imagens
Nessa terça-feira (10/08) o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, participa da cerimônia de lançamento da Campanha Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil no Ministério saúde.
Mayra Pinheiro, Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante lançamento da Campanha Nacional de Combate à Obesidade Infantil
Nessa terça-feira (10/08) o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, participa da cerimônia de lançamento da Campanha Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil no Ministério saúde.
1 de 4

Nessa terça-feira (10/08) o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, participa da cerimônia de lançamento da Campanha Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil no Ministério saúde.

Hugo Barreto/Metrópoles
Nessa terça-feira (10/08) o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, participa da cerimônia de lançamento da Campanha Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil no Ministério saúde.
2 de 4

Nessa terça-feira (10/08) o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, participa da cerimônia de lançamento da Campanha Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil no Ministério saúde.

Hugo Barreto/Metrópoles
Mayra Pinheiro, Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde
3 de 4

Mayra Pinheiro, Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde

Hugo Barreto/Metrópoles
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante lançamento da Campanha Nacional de Combate à Obesidade Infantil
4 de 4

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante lançamento da Campanha Nacional de Combate à Obesidade Infantil

Hugo Barreto/Metrópoles

Durante a ocasião, Queiroga assinou duas portarias que destinam R$ 90 milhões para ações de combate ao sobrepeso das crianças. A primeira delas institui a Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Projeta), para desenvolver iniciativas nos estados, municípios e no DF.

A segunda, destina três parcelas de R$ 31,9 milhões, durante três anos, para cidades de até 30 mil habitantes que registraram sobrepeso em mais de 15% das crianças menores de 10 anos em 2019. “Os municípios que se encaixarem nos critérios estipulados pelo texto podem fazer adesão ao incentivo financeiro a partir desta terça-feira”, informou o ministério.