metropoles.com

Brasil recebe 7,8 mi de doses da Janssen em novembro e 28,4 mi em dezembro

Segundo Queiroga, as vacinas serão usadas como dose de reforço para idosos, profissionais da saúde e pessoas imunossuprimidas

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Agência Saúde DF
Vacina Janssen chega ao df congelada
1 de 1 Vacina Janssen chega ao df congelada - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, nesta quarta-feira (20/10), que o órgão já tem um calendário para o recebimento das vacinas da Janssen contra a Covid-19. 

Segundo o cardiologista, o Brasil receberá 7,8 milhões de doses em novembro e 28,4 milhões em dezembro. O governo federal tem um contrato para aquisição de 38 milhões de unidades do imunizantes.

Dessas, já foram entregues 1,8 milhão de forma antecipada. Além disso, o país recebeu 3 milhões de vacinas da Janssen por meio de doação do governo dos Estados Unidos. Esta parcela, no entanto, não faz parte do contrato feito entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica.

Segundo Queiroga, as vacinas serão usadas como dose adicional ou de reforço para idosos, profissionais da saúde e pessoas imunossuprimidas. Questionado sobre a data para a chegada dos fármacos, o ministro afirmou que o detalhamento será divulgado nas pautas semanais de distribuição aos estados e municípios.

“O importante é que nós temos vacinas suficientes para assegurar a imunização de todos os brasileiros que desejarem se vacinar até o fim do ano. A população brasileira quer se vacinar”, pontuou.

A vacina da Janssen é a única de dose única aprovada para utilização no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

0
Doses atrasadas

Mesmo com a vacinação contra a Covid-19 avançando em todo país, 20 milhões de brasileiros aptos a completarem a imunização ainda não tomaram a segunda dose.

O dado foi confirmado ao Metrópoles por fontes da área técnica do Ministério da Saúde na terça-feira (19/10).

Nesta quarta, o ministro Marcelo Queiroga ressaltou a importância da imunização completa. “Aqueles que tomarem a primeira dose devem retornar às salas de vacinação para tomar a segunda dose. É fundamental, porque a segunda dose vai completar o programa de imunização”, frisou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?