Brasil recebe 1 milhão de doses da vacina Pfizer nesta terça-feira

A farmacêutica prometeu entregar 1 milhão de doses por dia até 1º de agosto, totalizando 13,2 milhões de unidades

atualizado 20/07/2021 15:20

Vacina contra a Covid-19Vinicius de Melo/Agência Brasília

A farmacêutica Pfizer realiza, nesta terça-feira (20/7), a primeira das 13 entregas diárias de 1 milhão de doses contra a Covid-19 prometidas pelo laboratório. De acordo com a empresa, serão enviadas ao Brasil um total de 13,2 milhões de unidades até 1º de agosto. As primeiras doses saem de Miami, nos Estados Unidos (EUA), e chegam ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), nesta noite.

A expectativa é de que o Ministério da Saúde inicie a distribuição dos fármacos nas próximas semanas. Os imunizantes são produzidos no laboratório da empresa em Kalamazoo, no Michigan (EUA). “Somados aos lotes anteriores, mais de 30 milhões de doses terão sido entregues ao governo brasileiro neste primeiro semestre de 2021”, informou a farmacêutica.

De acordo com a empresa, entre os meses de agosto e setembro, o país deve receber aproximadamente 70 milhões de doses. Essas unidades fazem parte do primeiro acordo firmado entre o governo federal e o laboratório em março deste ano, para a entrega de 100 milhões de imunizantes contra a Covid-19.

0

“O segundo contrato, assinado em 14 de maio, prevê a entrega de outras 100 milhões de doses entre outubro e dezembro. Ao longo do ano, a Pfizer e BioNTech irão fornecer um total de 200 milhões de doses de vacina ao Brasil para apoiar o combate à pandemia”, explicou a farmacêutica, em nota.

Um plano logístico foi desenvolvido pela empresa para descrever as datas e o quantitativo entregues ao Brasil até o dia 1º de agosto. “A Pfizer desenvolveu um plano logístico detalhado, bem como ferramentas para apoiar o transporte eficaz, o armazenamento e o monitoramento contínuo da temperatura da vacina contra a Covid-19”, informou.

Veja o cronograma a seguir:

Cronograma de entregas de doses da Pfizer
Cronograma de entregas de doses da Pfizer

Mais lidas
Últimas notícias