metropoles.com

Braga Netto afirma que Forças Armadas mantêm missão constitucional

Ministro da Defesa apresentou, nesta quarta-feira (31/3), os novos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Novos comandantes do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; da Marinha, almirante de esquadra Almir Garnier Santos; e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Júnior
1 de 1 Novos comandantes do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; da Marinha, almirante de esquadra Almir Garnier Santos; e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Júnior - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O novo ministro da Defesa, general Walter Souza Braga Netto, disse, nesta quarta-feira (31/3), que as Forças Armadas se mantêm fiéis às “missões constitucionais de defender a Pátria, garantir os poderes constitucionais e as liberdades democráticas”.

O comentário foi feito durante a apresentação dos novos comandantes do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; da Marinha, almirante de esquadra Almir Garnier Santos; e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Júnior.

Eles assumem os postos até então chefiados pelo general Edson Pujol (Exército); almirante Ilques Barbosa Junior (Marinha); e o brigadeiro Antônio Carlos Moretti Bermudez (Aeronáutica).

0

“Neste dia histórico, reforço que o maior patrimônio de uma nação é a garantia da democracia e da liberdade do seu povo”, prosseguiu o ministro, em referência aos 57 anos do golpe militar.

Nessa terça-feira (30/3), Braga Netto assinou uma Ordem do Dia elogiosa ao “movimento de 31 de março de 1964”, data em que militares tomaram o poder através de um golpe de estado.

O texto, publicado no portal do ministério, afirma que, na ocasião, as Forças Armadas assumiram a responsabilidade de pacificar e reorganizar o país para garantir as liberdades democráticas atuais.

“Eventos ocorridos há 57 anos, assim como todo acontecimento histórico, só podem ser compreendidos a partir do contexto da época”, inicia o texto.

Sobre questões atuais, Braga Netto escreveu que o cenário geopolítico apresenta novos desafios, como questões ambientais, ameaças cibernéticas, segurança alimentar e pandemias. “As Forças Armadas estão presentes, na linha de frente, protegendo a população”.

“A Marinha, o Exército e a Força Aérea acompanham as mudanças, conscientes de sua missão constitucional de defender a Pátria, garantir os Poderes constitucionais, e seguros de que a harmonia e o equilíbrio entre esses Poderes preservarão a paz e a estabilidade em nosso país”.

Compartilhar notícia