metropoles.com

Bombeiros limitam a 20 mil pessoas público de velório coletivo

Portões serão fechados quando capacidade do estádio for atingida. Diretoria vai posicionar telões fora da Arena Condá

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
arena-conda
1 de 1 arena-conda - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Enviadas especiais a Chapecó (SC) — A diretoria da Chapeconese diz esperar cerca de 100 mil pessoas no velório coletivo das vítimas da tragédia aérea na Colômbia. Apesar da expectativa, o Corpo de Bombeiros de Chapecó informou que os portões da Arena Condá serão fechados quando o público chegar a 20 mil torcedores.

Os bombeiros limitaram o acesso dos torcedores por uma medida de segurança. 20 mil é a capacidade do estádio. O público não poderá ir ao gramado — a medida foi adotada pelos dirigentes quando se cogitou a ida do presidente Michel Temer.

Segundo as autoridades, os torcedores que não tiverem acesso às arquibancadas e cadeiras vão assistir ao velório nos quatro telões que serão instalados do lado de fora da arena.

Apenas amigos e parentes próximos terão acesso ao gramado, onde os 51 corpos de atletas, da comissão técnica e de jornalistas serão velados. Ao todo, os dirigentes falam em 2,5 mil pessoas no local. Autoridades como o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Gianni Infantino, e o técnico Tite, da Seleção Brasileira, estarão presentes. Ainda não é certo se Marco Polo Del Nero, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), representará a entidade na cerimônia.

Cerca de mil jornalistas de todo o mundo disputarão espaço em uma área reservada do gramado. Há profissionais dos Estados Unidos, Japão, Espanha, Inglaterra, Catar, Colômbia, entre outros países. Eles não terão acesso aos corpos, autoridades e parentes das vítimas.

A cidade de Chapecó nunca organizou uma cerimônia desse tamanho. Para isso, vem contanto com o apoio do governo de Santa Catarina e da prefeitura local. A Arená Condá, acostumada a receber no máximo 10 jornalistas ao fim de cada jogo, precisou improvisar salas de imprensa, melhorar a internet e contratar profissionais capacitados. Ao todo, mais de 500 pessoas entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e organizadores trabalham na estruturação do evento.

Chegada dos corpos
Segundo comunicado da diretoria da Chapecoense, os aviões que trarão os corpos a Chapecó devem sair de Medellín às 19h (horário de Brasília-DF) desta sexta-feira (2/12). A chegada dos três aviões será intercalada e vai acontecer com intervalos de 15 minutos. A primeira aeronave deverá pousar no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso por volta das 7h deste sábado (03/12).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?