metropoles.com

Bombeiros capturam 59 jacarés de lagoa onde criança foi atacada; vídeo

Operação de retirada de animais em Porangatu (GO) teve início em outubro de 2021, quatro meses depois de menino ter antebraço amputado

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Bombeiros exibem jacarés capturados em lagoa de Porangatu, Goiás
1 de 1 Bombeiros exibem jacarés capturados em lagoa de Porangatu, Goiás - Foto: Reprodução

Goiânia – Subiu para 59 o número de jacarés que já foram retirados de uma lagoa perto de onde um menino de 2 anos teve o antebraço dilacerado após ser atacado por um animal da espécie há oito meses, em Porangatu, no norte de Goiás, a 406 km da capital. Novo balanço do Corpo de Bombeiros mostra, nesta quinta-feira (17/2), que 34 deles foram capturados só neste ano.

Divulgados pela corporação, vídeos mostram o momento em que bombeiros capturam um jacaré e o deixa em um rio perto da cidade.

Veja:

A operação de capturas de jacarés na Lagoa Grande, um dos principais pontos turísticos de Porangatu, teve início em outubro de 2021, quatro meses depois de um menino, na época com 1 ano e 8 meses, ser retirado da boca de um dos bichos pela babá dele, enquanto andavam na orla.

A criança teve um antebraço amputado e recebeu alta 15 dias após o acidente. O menino se recuperou e passa bem.

0

Operação contínua

A operação é realizada em apoio à prefeitura, após solicitação junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por ter constatado a grande quantidade de animais da espécie jacaretinga na cidade. O município informou que cerca de 150 animais vivem no local, e a reprodução cresce de forma desordenada.

A seguir, veja vídeo de jacaré na lagoa da cidade:

Chuva facilita saída

Comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros em Porangatu, o tenente-coronel Fábio Nunes do Nascimento disse ao Metrópoles que o período chuvoso favorece a captura dos jacarés, já que, por causa do lago mais cheio, os animais tendem a sair da água. Alguns deles foram capturados nas ruas da cidade.

“Quando chove, e a lagoa enche, facilita para eles [jacarés] saírem da lagoa. Além disso, toda semana, nos períodos diurno e noturno, a gente realiza a captura e solta os animais em três rios da região, para a segurança da população”, disse o comandante. Segundo ele, na área da lagoa, foram colocadas algumas placas que indicam a presença dos animais.

Os animais podem atingir um tamanho grande na fase adulta. No caso da espécie jacaretinga, o macho pode chegar a 2,5 metros, e a fêmea, a 2 metros. Os filhotes nascem com cor amarelada e manchas pretas sobre o corpo e cauda, com o amadurecer do animal, sua cor chega ao verde oliva.

Número crescente

De outubro a dezembro de 2021, o Corpo de Bombeiros capturou 25 jacarés na cidade e, neste ano, até a metade deste mês de fevereiro, 34. Além disso, segundo o comandante, também foram retiradas da lagoa cerca de 50 capivaras, que também foram levadas para rios na região.

Abaixo, veja vídeo de jacaré em rua de Porangatu:

De acordo com o tenente-coronel, a operação na lagoa continuará até que todos os jacarés sejam capturados, visando proporcionar maior segurança aos frequentadores da orla da Lagoa Grande.

“Mantenha-se à distância”

O Corpo de Bombeiros orienta os moradores a não se aproximarem dos animais, que, apesar de habitarem há décadas a lagoa, são animais selvagens e ficam ainda mais perigosos ao se sentirem ameaçados.

“Orientamos também a não alimentar, bem como não maltratar os jacarés. Solicitamos apoio da população. Ao visualizar jacarés nas ruas da cidade, mantenha-se à distância e acione a corporação pelo telefone de emergência 193”, disse o comandante.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?