Bolsonaro posta vídeo insinuando que 8/1 foi “negócio programado”

Nesta quarta-feira (26/3), os membros da Primeira Turma do STF apresentarão os votos para aceitar ou não a denúncia da PGR contra Bolsonaro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
O ex-presidente Jair Bolsonaro chega à Brasília para acompanhar o julgamento do STF que pode torná-lo réu por suposta tentativa de golpe de Estado após eleições de 2022
1 de 1 O ex-presidente Jair Bolsonaro chega à Brasília para acompanhar o julgamento do STF que pode torná-lo réu por suposta tentativa de golpe de Estado após eleições de 2022 - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) postou em sua conta no X um vídeo em que insinua que a tentativa de golpe de Estado do dia 8 de janeiro de 2023 foi “um negócio programado”.

A publicação ocorreu pouco antes de o Supremo Tribunal Federal (STF) dar continuidade, na manhã desta quarta-feira (26/3), ao julgamento da denúncia que pode tornar réus Bolsonaro e sete aliados por participação em suposta trama golpista para manter o ex-mandatário no poder após as eleições de 2022.

No vídeo, Bolsonaro aparece afirmando que, “se tirar do PT a falsa bandeira da democracia, não sobra nada desse partido”.

Veja o vídeo:

O ex-presidente questiona: “Quem sabia que ia acontecer o 8 de Janeiro? Quem? Deixei a Presidência no dia 30 de dezembro, (quando) começou a murchar os acampamentos. Quinta-feira tinha uma 300 pessoas em Brasília, aí, começou uma campanha para movimentar para domingo. Não é difícil você levantar quem fez a campanha”.

“Por que a PF, do Alexandre de Moraes, não levantou isso aí? Por que o Flávio Dino não apresenta as imagens? Por que o GSI, do general G. Dias, aquele que tava passendo dentro da Presidência da República naquele dia, não tomou providência no tocante a mais de 30 informes da Abin que ia ter confusão em Brasília? Foi um negócio programado”, alega Bolsonaro.

Segundo o ex-presidente, “no dia seguinte, tava todo mundo achando que ia ter golpe no Brasil. E ninguém sabia? Golpe com coitadas com bíblias no braço, com terço, rezando com a Bandeira do Brasil. Pessoas humildes, não tinham tropas, não tinham armas, não tinha liderança, não tinha nada”.

“Se tirar do PT a falsa bandeira da democracia, não sobra nada desse partido”, concluiu Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?