Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Bolsonaro falta ao G20 pela primeira vez e França representa o Brasil

Chanceler Carlos França vai representar o Brasil no G20, reunião de chefes de Estado das maiores economias do mundo

13/11/2022 17:30, atualizado 13/11/2022 18:03
Compartilhar notícia
Marcos Corrêa/PR
Jair Bolsonaro e Carlos França

Pela primeira vez desde que assumiu a presidência, Jair Bolsonaro (PL) deixará de representar o Brasil na cúpula anual do G20, que reúne chefes de Estado das maiores economias do mundo.

O presidente Bolsonaro, que está recluso no Palácio da Alvorada há duas semanas, desde que perdeu a eleição para o petista Luiz Inácio Lula da Silva, já havia sinalizado que não iria para Bali, na Indonésia. O não comparecimento, entretanto, só foi oficializado no sábado (12/11) pelo Ministério das Relações Exteriores.

De acordo com o Itamaraty, o ministro Carlos França será o representante do Brasil na cúpula. Ainda vice-presidente, o senador eleito Hamilton Mourão (PL-RS) também não viajará para o evento.

O colunista Ricardo Noblat, do Metrópoles, havia informado que assessores de Bolsonaro estavam tentando convencê-lo a não deixar de ir ao G20. Com o anúncio oficial, sabe-se que a estratégia não deu certo.

Na reunião, líderes políticos discutem temas globais e fazem reuniões bilaterais. Este ano, por exemplo, o presidente norte-americano Joe Biden, que já está na Indonésia, vai se reunir com o presidente recém reconduzido da China, Xi Jinping.

Biden já chegou tentando baixar a tensão política com o gigante asiático e dizendo que os Estados Unidos não querem nenhum conflito com os chineses. Os dois países travam uma longa disputa econômica e tecnológica.

Isolado por causa da guerra que impõe à Ucrânia, o líder russo Vladimir Putin também não irá a Bali e a Rússia será representada por seu chanceler.

Bolsonaro falta ao G20 pela primeira vez e França representa o Brasil - destaque galeria
5 imagens
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro, o presidente
Presidente Jair Bolsonaro ladeado pelo chanceler Carlos França e pelo almirante Flávio Rocha, secretário de Assuntos Estratégicos
Carlos Alberto França assumiu o Itamaraty em março de 2021
O presidente Jair Bolsonaro
1 de 5

O presidente Jair Bolsonaro

Hugo Barreto/Metrópoles
Jair Bolsonaro
2 de 5

Jair Bolsonaro

Reprodução/Redes sociais
Jair Bolsonaro, o presidente
3 de 5

Jair Bolsonaro, o presidente

Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro ladeado pelo chanceler Carlos França e pelo almirante Flávio Rocha, secretário de Assuntos Estratégicos
4 de 5

Presidente Jair Bolsonaro ladeado pelo chanceler Carlos França e pelo almirante Flávio Rocha, secretário de Assuntos Estratégicos

Alan Santos/PR
Carlos Alberto França assumiu o Itamaraty em março de 2021
5 de 5

Carlos Alberto França assumiu o Itamaraty em março de 2021

Reprodução

Bolsonaro e o G20

Bolsonaro foi a todas as reuniões do G20 desde que chegou ao poder. Em 2019, no Japão, ele se reuniu com líderes de vários países, como o então presidente Donald Trump, dos EUA; Emmanuel Macron; da França; e Angela Merkel, primeira-ministra alemã.

Em 2020 o presidente participou por videoconferência, por causa da pandemia de coronavírus, e em 2021, foi a Roma, quando sentou ao lado de Angela Merkel, em jantar com chefes de Estado, e disse a ela que não era “mau como dizem”.

Bolsonaro também está deixando de representar o Brasil na Cúpula das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, a COP27, no Egito. Nesse caso, porém, a ausência não é inédita. Bolsonaro não foi a nenhuma edição da COP ao longo de sua gestão como presidente, que acaba em 31 de dezembro deste ano.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters