Bolsonaro agradece apoio de Kast, político ultradireitista do Chile

Presidente se referiu a Jose Antonio Kast como "farol para a América Latina e para o mundo". Ele já foi chamado de Bolsonaro chileno

atualizado 30/09/2022 19:45

kast chile bolsonaro apoio eleição Reprodução

O presidente e candidato à reeleição Jair Messias Bolsonaro (PL) publicou um texto nas suas redes sociais nesta sexta-feira (30/9) agradecendo o apoio que recebeu de José Antonio Kast, político chileno de extrema direita.

“Líder da bem-sucedida campanha contra a nova constituição chilena, envia seu apoio para que o Brasil siga no caminho da ordem e da liberdade, sendo um farol para a América Latina e para o mundo”, escreveu Bolsonaro no Twitter.

Junto do texto, Bolsonaro publicou um vídeo em que José Antonio Kast se posiciona sobre as eleições de 2022 no Brasil.

“Neste domingo, o Brasil joga pela liberdade. Têm sido anos de maior progresso e segurança. Do Chile, desejamos todo êxito ao presidente Jair Bolsonaro, para que derrote uma vez mais a esquerda radical”, disse Kast na gravação.

Mudança na constituição

Kast ficou em segundo lugar na eleição presidencial do Chile de 2021, perdendo para o candidato de esquerda Gabriel Boric. Com suas ideias ultraconservadoras, Kast já foi chamado de “Bolsonaro chileno”.

O político do Chile é simpatizante de Augusto Pinochet, ex-ditador do Chile, e fez campanha contrária a uma reformulação da constituição do país, o que passou por plebiscito em setembro.

A ideia da mudança era retirar o legado de Pinochet no texto da legislação, mas em plebiscito, a população chilena rejeitou a proposta de nova constituição.

Mais lidas
Últimas notícias