metropoles.com

Em evento do Bolsa Família, Lula faz 1º discurso desde cirurgias

Lula participa por videoconferência no evento. Solenidade celebra 20 anos da criação do Bolsa Família, programa de redistribuição de renda

atualizado

Compartilhar notícia

Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Lula e ministros no PAC seleções
1 de 1 Lula e ministros no PAC seleções - Foto: <p>Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa por videoconferência da cerimônia em homenagem aos 20 anos da criação do programa Bolsa Família, nesta sexta-feira (20/10). Este é o primeiro pronunciamento público do titular do Planalto desde que ele passou por cirurgias no quadril e nas pálpebras, no fim de setembro.

O evento é sediado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. O Bolsa Família é o programa de redistribuição de renda que se tornou a marca de governos petistas, após ser criado por Lula em seu primeiro mandato.

Ele chegou a ser substituído pelo Auxílio Brasil na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, foi retomado por Lula logo após o petista voltar ao Planalto pela terceira vez, ainda em março.

Acompanhe a cerimônia:

LINK

Além de instrumento para redução da pobreza e combate à fome, o programa do governo federal também visa promover educação e saúde pública.

Mais cedo, o mandatário publicou um vídeo no X (antigo Twitter) sobre o tema. “O Bolsa Família completa 20 anos hoje. Um programa que reduziu a fome e deu dignidade e oportunidade para milhões de brasileiros. São histórias como a da Luana Santos, beneficiária do programa que voltou a garantir dignidade para sua família. Um bom dia a todos”.

Clique aqui para ver o post.

Dia decisivo para Lula

O presidente Lula participa do evento nesta sexta-feira (20/10), dia decisivo sobre a sanção do projeto de lei (PL) que prevê a tese do Marco Temporal para demarcação de terras indígenas. O mandatário tem até o fim do dia para sancionar ou vetar a proposta aprovada no Congresso Nacional, apesar da negativa no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema.

O PL nº 2.903/2023 delimita como “terra indígena tradicionalmente ocupada” áreas habitadas por povos originários e comprovadamente utilizadas para atividades produtivas em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?