Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

BNDES destina R$ 318,5 mi para combater crime organizado na Amazônia

A resolução será formalizada na tarde desta segunda-feira (17/6), durante cerimônia no Palácio do Planalto

17/06/2024 16:00, atualizado 17/06/2024 16:07
Compartilhar notícia
Getty Images
Imagem colorida da Amazônia. COP29 - Metrópoles

O Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vão destinar R$ 318,5 milhões do Fundo Amazônia para o programa Segurança e Soberania na Amazônia Legal (AMAS).

O principal objetivo do AMAS é fortalecer a presença do Estado na Região Amazônica, com o combate a crimes ambientais e de outros tipos, além da promoção da preservação local com ações de segurança pública que observem as necessidades e especificidades dos estados da Amazônia Legal.

A resolução será formalizada na tarde desta segunda-feira (17/6), durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

O programa deve atender nove estados. São eles:

  • Acre;
  • Amapá;
  • Amazonas;
  • Maranhão;
  • Mato Grosso;
  • Pará;
  • Rondônia;
  • Roraima;
  • Tocantins.

Segundo o governo, o recurso poderá ser usado em investimentos nas ações de inteligência e fiscalização, compra ou aluguel de equipamentos – como helicópteros e lanchas –, e também para ações de rastreamento de ouro e outros minérios.

A ideia é ampliar e facilitar o intercâmbio de informações entre as forças de segurança federais, representantes das secretarias de segurança pública dos nove estados da Amazônia Legal e representantes dos demais países que compõem o bioma.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters