metropoles.com

Bahia: rapaz baleado perde rim e família recebe órgão em saco plástico

O órgão foi entregue de volta para a unidade de saúde após a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia reconhecer o erro

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
família recebe rim de paciente dentro de saco plático
1 de 1 família recebe rim de paciente dentro de saco plático - Foto: Reprodução

Baleado após ser abordado por homens armados em uma rua da cidade de Lauro de Freitas (BA), o entregador de aplicativo Jeferson Oliveira Bispo, de 21 anos, passou por uma cirurgia no Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF), na Região Metropolitana de Salvador (BA). Mas a família do rapaz levou um susto ao receber da equipe médica, após o procedimento cirúrgico, um dos rins do rapaz dentro de um saco plástico

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), moradores de Lauro de Freitas socorreram Jeferson e o levaram para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Já a entrega do órgão à família aconteceu na última sexta-feira (22/7). O paciente segue internado na unidade e o estado de saúde dele é estável.

A namorada de Jeferson, Andreza Silva, disse ao g1 que foi chamada pela equipe médica da unidade e informada de que precisaria pegar “uma peça do namorado”.

Quando Andreza chegou ao local onde a “peça” seria entregue, percebeu que estava segurando o rim do namorado. De acordo com a jovem, o órgão foi entregue junto com uma solicitação de exame de anatomia patológica e a indicação de clínicas onde o procedimento poderia ser feito.

“Até então, deram um saco na minha mão e no saco eles diziam que era uma peça. Depois disso, ela (médica) veio até mim para dizer que era o rim dele”. Assustada, a moça relatou: “Até então, a gente não sabia de nada disso e só soube depois da visita que era o rim”.

O pai da vítima, Luciano Bispo, esteve no hospital e relatou que foi orientado por familiares a prestar queixa na polícia. Contudo, ele relata que foi “maltratado e constrangido” pelos agentes e por isso não registrou a ocorrência.

Esclarecimentos

O hospital esclareceu que o órgão foi entregue aos familiares para realização de uma biópsia. De acordo com a unidade hospitalar, o local não possui um laboratório de anatomia patológica.

A Sesab informou que a família da vítima recebeu indicações de onde levar o rim para fazer a biópsia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta terça-feira (26/7), a pasta reconheceu que houve uma falha no atendimento, que foi corrigida. De acordo com a secretaria, o material foi entregue novamente ao hospital para realizar o procedimento necessário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?