Avião da FAB tem problemas técnicos e atrasa chegada no Haiti

Aeronave fez pouso técnico na base aérea do Cachimbo, no sul do Pará, onde foi trocada. Governo federal leva ajuda humanitária ao Haiti

atualizado 22/08/2021 17:45

Missão brasileira para o HaitiRafaela Felicciano/Metrópoles

A aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolou na manhã deste domingo (22/8) de Brasília com destino a Porto Príncipe, no Haiti, apresentou problemas técnicos e precisou ser trocada.

Foi realizado um pouso técnico na base aérea do Cachimbo, no sul do Pará – que já estava previsto na rota inicial apresentada pela FAB.

“Por uma questão técnica, houve a necessidade da troca por outra aeronave do mesmo tipo,  realizando-se a transposição da carga e dos passageiros naquela localidade”, informou a Aeronáutica, em nota divulgada à imprensa.

O avião seguirá para Boa Vista (RR), ainda hoje, mas a previsão de decolagem no Haiti foi reprogramada para 8h (horário local) desta segunda-feira (23/8), segundo a FAB, “devido às restrições de disponibilidade de horários para pouso em Porto Príncipe”.

Inicialmente, o Ministério da Defesa informou que o avião chegaria em Porto Príncipe às 18h25 (horário local) deste domingo.

0

O governo federal leva ajuda humanitária para o país caribenho, que sofreu, no último dia 15, um terremoto de magnitude 7.2 na Escala Richter e, dois dias depois, foi atingido pelo ciclone tropical Grace, que acentuou os problemas. Já são mais de 2 mil mortos e 10 mil feridos.

A aeronave da FAB leva um representante do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), 32 bombeiros (militares e civis) e cerca de sete toneladas de materiais e equipamentos de emergência, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, de Minas Gerais e também da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Também estão sendo levadas mais 3,5 toneladas de medicamentos, além de insumos estratégicos do Ministério da Saúde. Planejado para situações de desastres, o material visa atender até 10 mil pessoas por unidade.

Mais lidas
Últimas notícias